Simeão e o que aprendemos com ele

11/03/2024 16:35
                         
 
Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.
Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazer conforme requeria o costume da lei,
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
"Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo.
Pois os meus olhos já viram a tua salvação,
que preparaste à vista de todos os povos:
luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo".
O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a respeito dele.
E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,
de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma".
Lucas 2:25-35
 
O evangelista Lucas é o único a registar que um homem de nome Simeão tomou Jesus nos braços e louvou a Deus.
Pouco sabemos dele, mas o pouco se torna muito se estivermos atentos aos detalhes.
 

1º) Como manter o Espírito Santo connosco

Segundo o médico Lucas, Simeão morava em Jerusalém e era justo e temente a Deus (Lc 2:25 ).
Porque Simeão era justo e temente a Deus? Porque ele compartilhava da mesma fé que o crente Abraão! Como Simeão aguardava a consolação de Israel e esta consolação estava atrelada ao Descendente prometido a Abraão, em quem todas as famílias da terra seriam bem-aventuradas (Gn 12:3), a esperança de Simeão lhe foi imputada por justiça, assim como foi imputada a Abraão (Gn 15:6).
Simeão não era justo e temente a Deus pelas obras da lei, pois embora crendo que as tentasse cumprir, pela lei ninguém é justificado: “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (Gl 3:11).
E qual era a fé de Simeão? Que Israel haveria de ser consolado e que o Messias iria ser enviado para restaurar tudo, tal como a escritura prometia.
Sendo assim vemos que a fé de Simeão e o seu respeito e temor ao Senhor são as caraterísticas do homem a quem o Espírito Santo acompanha, aliás, o Espírito Santo o acompanhar é o fator de sua fé e vice-versa. Sendo assim, vemos como é importante exercitar a nossa fé e perseverar na mesma e com ela temos a garantia que o Espírito Santo nos acompanhará e nos revelará sempre a verdade das coisas, movendo-nos pelos caminhos que Deus deseja para nós.
 

2º) O Espírito Santo é aquele quem nos revela Jesus

Pelas razões acima Simeão reconhece quem é Jesus e que Ele é o Salvador. É pelo Espírito Santo que conseguimos ver a Verdade de quem Jesus é e o que Ele significa. Simeão viu um bebé incapaz de se comunicar e nos hoje vemos o testemunho de muitas testemunhas, nem ele, nem nós, vimos um Jesus adulto falando diretamente connosco, mas o Espírito Santo nos revela quem Ele realmente é e cremos!
 

3º) O VERDADEIRO JESUS

E uma das mais interessantes revelações que vemos é quando Simeão diz:
"Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,
de modo que o pensamento de muitos corações será revelado."
Num mundo como o de hoje vemos um Jesus pregado que apenas parece revelar perdão e amor sem qualquer condição de justiça. E de facto é verdade que Jesus pagou pelos pecados de todos, mas é necessário reconhecer o Verdadeiro jesus.
O verdadeiro Jesus não dá carta branca ao pecado, ele não deixa de corrigir o pecador impenitente, Ele nos avisa das consequências de nosso pecado e não aceita ser mais um caminho, ELE É O ÚNICO CAMINHO!
E por isso vemos Simeão dizer que Jesus vai “causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado.”
O verdadeiro Jesus que não aceita a libertinagem do homem, a injustiça, o ecumenismo e a mentira, quando pregado dessa forma revela exatamente a profecia de Simeão.
O verdadeiro Jesus causa efetivamente a queda de muitos que apenas querem um Jesus “new age” frouxo com a justiça. O verdadeiro Jesus, se pregado, nos revela a natureza de cada coração, o fazendo arrependido e contrito consigo mesmo ou orgulhoso e endurecido incapaz de aceitar o seu verdadeiro eu pecador.
 

Conclusão

 
E mais poderia ser dito deste “cântico de Simeão”, mas em dias de relativismo moral como os de hoje penso que a mensagem aqui exposta é de suma importância.
Breve se revelará o Anticristo que também se apoiando numa figura New Age de Jesus, falando muito em “paz e amor” se revelará alguém que não divide, mas que se mostrará inclusivo a todas as crenças e escolhas humanas, contrariamente ao que a escritura nos revela. Assim se revelará o coração de cada um!
É importante para nós cristãos estarmos bem cientes desta realidade e preparados para enfrentar a mesma, Jesus é exclusivo, Ele não pode ser “mais um”!
Ele é Justo e nos avisa por seu Espírito de tudo para que possamos estar preparados, tal como fez com Simeão. Como verdadeiros cristãos não devemos esperar facilidades nos tempos que se aproximam, seremos perseguidos e taxados de intolerantes, mas podemos ter a certeza que Ele é Fiel e Justo e nos ajudará a enfrentar os mesmos.
 
 
E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida.
2 Coríntios 2:14-16