Rabi, onde moras? O segredo para ser discípulo de Jesus.

25/10/2022 16:04
                            
 
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).


João 1:35-41
 
Se você está a ler este texto, com certeza você é alguém que já ouviu falar em Jesus. Você tal como os dois discípulos de João ouviram dizer que Jesus era o Messias, o Salvador, e por isso decidiram saber mais sobre ele, quem sabe até se tornar um discípulo do Mestre dos Mestres.
 

Que buscais?

É então caso para que lhe pergunte: O QUE VOCÊ BUSCA?
Se efetivamente você procura ser mais que um mero “salvo por Jesus”, nesta passagem da escritura você consegue ver o que é realmente necessário.
E o que é necessário é aprender com o Mestre! Vá então até ele, você por acaso sabe onde Ele mora e ensina?
 

Rabi, onde moras?

É então necessário descobrir onde Jesus mora e dá o seu ensino.
Pode parecer óbvio, mas infelizmente ainda vejo muitos a querer ser discípulos de Jesus e irem a todo lado, menos ao lugar certo. Vão ao youtube, ouvem pastores, leem devocionais e até vão à igreja, e todas estas coisas até podem ter a sua utilidade, mas todas elas têm intermediários humanos e logo interpretações sujeitas a erro. 
Mas existe um lugar onde Jesus ensina diretamente: A BÍBLIA!
Sim, é na leitura dos textos inspirados da Bíblia que o Espírito Santo de Jesus fala diretamente connosco, é lá que podemos aprender a ser verdadeiros discípulos conhecedores de coisas espirituais mais profundas.
Podemos até ser cristãos nominais, mas jamais seremos verdadeiros discípulos se não lermos a escritura. Aliás, só conhecendo a escritura podemos consumir e saber discernir as outras coisas que acima elenquei, pois, a Palavra de Deus será o filtro que nos indicará se o que o homem diz é verdade, ou se não é bem assim.
 

Até à 10ª hora

João, diferentemente dos outros evangelistas sinóticos, com certeza usou o horário civil romano na escrita do seu evangelho, este horário dividia o tempo de 12 em 12h, o dia era contado aproximadamente do nosso meio dia até à meia noite, seria assim a 10ª hora aproximadamente 10 h da noite (saiba mais nas fontes 1).
E o que isso nos mostra?
O que o evangelho nos mostra aqui é que os discípulos tiveram quase até ao fim do dia com Jesus, isso para nós significa que necessitamos de dedicar tempo diário à leitura e estudo da Palavra.
Se atividades mundanas ocupam todo o nosso dia (algumas verdadeiramente inúteis), temos que rever as nossas prioridades e conseguir enquadrar sempre um tempo diário para o estudo das escrituras, isto claro se queremos vir a ser verdadeiros discípulos. Temos que arranjar tempo e se está difícil temos que orar e pedir a Deus que nos ajude a ter esse tempo. Tudo é também uma questão de prioridades.
 

Conclusão

O que aqui pretendemos demonstrar é que caso seja do seu interesse ser um VERDADEIRO DISCIPULO de Jesus, você tem que dedicar tempo à leitura, estudo e prática da Palavra de Deus, não existe outro caminho, nem sequer atalhos.
Para isso poderão ter que ser revistas prioridades e serem feitas escolhas, o caminho é trabalhoso, mas posso garantir que é também prazeroso e que todo o tempo despendido se torna o tempo mais frutífero de nossas vidas pois nada pode ser melhor que ser discípulo do Mestre dos mestres.
 
 

Fontes:

John's Gospel: Counting Time
https://www.christianstudylibrary.org/article/johns-gospel-counting-time