Os Valentes de Davi – Significado Espiritual

12/12/2023 15:22
                         
 
⁸ Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
⁹ E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
¹⁰ Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
¹¹ E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.
2 Samuel 23:8-12
 
No Velho Testamento temos vários paralelismos espirituais que devemos analisar em conjunto com o Novo Testamento. Davi, por exemplo, em alguns aspetos, tipificou o Senhor Jesus, principalmente enquanto rei perseguido e ainda não reconhecido por Israel. Tendo esse pano de fundo em mente, vamos observar aqueles que seguiram a Davi enquanto ninguém mais o reconhecia – recebendo grande crédito por isso – e seremos ensinados sobre o grande proveito de servir ao Senhor hoje, quando o Seu reino ainda é oculto, e Sua glória ainda não é manifestada.
Um ponto chave em nossa meditação é como obter a preeminência na estimativa do Senhor, tomando por base esses valentes, os primeiros três. Se pensarmos que a Bíblia foi escrita baseada em fundamentos espirituais, podemos tentar buscar esses fundamentos escondidos na história desses homens.
 

Uma contradição?

E antes de avançarmos para a lição espiritual propriamente dita, importa referir que também o livro de Crónicas menciona estes homens e devido a isso alguns apontam uma suposta contradição nos números:
 
¹¹ E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou.
1 Crônicas 11:11
 
Partindo do princípio de que Josebe-Bassebete é o mesmo Jasobeão de crónicas, os incrédulos, como sempre, se apressam a ver aqui uma contradição, mas outras explicações são obviamente possíveis.
Em primeiro lugar importa referir que quando lemos “que os feriu de uma vez”, isso significa “de uma ocasião”, “numa batalha” e não obviamente de um único golpe.
Em segundo lugar repare-se que em Samuel não é referida a arma (embora algumas versões abusivamente coloquem lança, nos manuscritos mais antigos não consta, tal como vemos na versão Almeida, mas alguns especulam de forma a colmatar a dificuldade de leitura do texto que se encontra muito danificado nessa zona) e tal poderá significar que dos 800 mortos, 300 foram mortos com a sua própria lança e os outros restantes com outras armas. Podem também ser soldados derrotados em batalha sujeitos a anátema ou mesmo pelo seu batalhão visto que ele era chefe de capitães e seria o responsável pelos ataques e como tal o número de mortos ser-lhe-iam atribuídos.
Refira-se que quando estas supostas disparidades em passagens paralelas acontecem geralmente o que a Palavra de Deus procura é levar-nos a investigar mais a fundo o aspeto espiritual da passagem, vamos então analisar:
 

Significado espiritual

Dito isto avancemos para o significado espiritual dos valentes de Davi que como já dissemos apontam para como devem ser os atuais valentes de Jesus, que ao invés de uma guerra física travam uma guerra espiritual.
 

1º) Josebe-Bassebete

 
E o primeiro aspeto a ser analisado é o nome. O nome Josebe é uma variante do nome José, que significa: Aquele que acrescenta. E o nome Bassebete significa no hebraico: Apaziguador.
Ou seja, o significado aponta para alguém que acrescenta a paz.
Mas como é possível um guerreiro acrescentar a paz? Ora, como dizemos é necessário primeiramente interpretar espiritualmente, e o que isso nos mostra é que alguém que lute pela verdade e justiça no campo da divulgação do evangelho é alguém que procura e traz a VERDADEIRA paz, não a paz do mundo, que é volátil e frágil, mas a PAZ DE DEUS, que reinará futuramente e eternamente no Reino Milenar de Cristo.
A lança por sua vez como instrumento de julgamento de Deus, representa autoridade do guerreiro. Isso nos mostra que o Valente de Jesus deve pregar com autoridade e sem medo neste mundo impio, algo que infelizmente hoje faz muita falta aos cristãos. A nossa autoridade provém da verdade absoluta que é a Palavra de Deus e deve ser exercida com toda a força e coragem, pois como se vê isso será altamente valorado por Jesus.
 

2º) Eleazar

EleazarSignifica “Deus socorreu”, “Deus ajudou e isso significa que quem seguir o seu exemplo também será ajudado pelo Senhor.
Aqui vemos um homem que apesar da fuga dos outros israelitas se manteve firme no combate confiando em Deus.
Diz a escritura que devido a uma caimbrã em sua mão não soltou a sua espada até ao fim do combate. Sabemos que a espada na Bíblia representa a Palavra de Deus (Hebreus 4.12).
Isso nos mostra então que os Valentes de Jesus terão que permanecer firmes ainda que fiquem sozinhos no terreno e devem ler, saber e usar a escritura sagrada sem cessar. O truque para ser um valente guerreiro pelo evangelho é esse.
 

3º) Samá

No Antigo Testamento, a palavra Samá pode ser traduzida como "ouvir" ou "escutar". Ela é frequentemente utilizada para se referir à ação de prestar atenção, obedecer ou dar ouvidos a Deus.
Além disso, Samá também pode ser interpretada como "obedecer" ou "atender". Nesse sentido, ela representa a disposição de seguir os mandamentos divinos e agir de acordo com a vontade de Deus.
O exemplo que vemos em Samá é o de alguém que apesar da força do inimigo não cedeu na disposição de defender um pedaço de terra cheio de lentilhas. O significado desse campo é muito provavelmente o de algo importante que Deus nos dá e aponta para a nossa família ou ministério*.
Deus não aprecia quem olha para trás e abandona sem lutar as coisas que Ele nos oferece. O Valente de Jesus nunca deve desistir ou abandonar o que tem de valioso no Senhor!
 
*(Refira-se que no livro de Crónicas lemos que também Eleazar defende um campo de cevada, o que nos mostra que as qualidades dos Valentes eram comuns a todos eles.)
 

Conclusão

Vemos então nas qualidades dos Valentes de Davi as correspondentes qualidades espirituais que devem ter os Valentes de Jesus. Eles eram poucos, mas bons, e como vimos o valente de Jesus deve ser:
Corajoso, sabe usar a autoridade que lhe é conferida, lê, estuda e usa a Palavra de Deus sem cessar, não desiste e luta até ao fim pelo que Deus lhe conferiu independentemente das circunstâncias.
Os Valentes de Jesus pretendem agradar ao seu Rei e devem mostrar essas caraterísticas, será que você é ou quer se tornar um de poucos?
Deus abençoe
 

 

Fontes:

 

O Segredo dos Valentes de Davi