O chamado de Mateus

14/11/2023 14:00
 
                         
 
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Mateus 9:9
 
O chamado de Mateus (também chamado de Levi), mesmo assim visto em um único versículo, pode em si mesmo se desdobrar em inúmeras revelações, aqui veremos apenas duas de grande importância.
 

Quem era e o que fazia Mateus?

O próprio texto do Evangelho de Mateus indica que ele trabalhava como coletor de impostos. O coletor de impostos trabalhava para o poder governante. Por meio do pagamento duma grande soma eles obtinham o direito de transformar em negócio a coleta de impostos em seus distritos. Isso lhes permitia extorquir as pessoas para proveito próprio, dessa maneira, os coletores de impostos em Israel não tinham boa reputação. Os líderes religiosos falavam de "coletores de impostos e pecadores", colocando a vergonhosa atividade dos primeiros ao mesmo nível de outros pecadores.

Desprezado

Mateus era então alguém odiado e desprezado pelo seu próprio povo, ainda que tendo posses e com certeza uma vida protegida e confortável oferecida pelo ocupador Romano.
 

Jesus o chama

O chamado de Jesus, entretanto, é dirigido a qualquer um: tanto àqueles que vivem uma vida honesta como àqueles que vivem vidas pecaminosas e são desprezados pelos outros. Todos recebem uma oferta de começar uma nova vida com Jesus, o Senhor. Mateus, mesmo sendo desprezado pelos seus compatriotas foi chamado pelo Senhor, independentemente da sua posição ou estatuto social.
 

O despreendimento de Mateus

Mas Mateus, apesar de uma vida financeira confortável e adaptada ao Imperio Romano que controlava a região, com certeza não se sentia preenchido e feliz com a sua condição de traidor ao seu povo e até a Deus. Assim, a um olhar e ordem do Senhor, ele se levanta, abandona o seu posto e segue-o rumo ao desconhecido.
Não temos base bíblica para afirmar que Mateus já conhecia Jesus e seu ministério, mas é provável que sim pois Jesus era já bastante conhecido pelo povo. Mas independentemente disso, quando Deus chama alguém, esse chamado é com certeza irresistível. Ainda assim, em nossa mente limitada, o desconhecido ser assustador é factual e esse era o destino de Mateus quando toma a decisão de seguir o Mestre.
 

E para nós o que estas coisas significam?

1) Numa primeira vertente o “chamado de Mateus” mostra-nos que não devemos ter preconceito algum na evangelização.
Devemos levar o evangelho a todos, mesmo àqueles que por uma razão ou por outra são “desprezados” por nossos ideais, afinal não sabemos quem Deus escolhe para a salvação e mesmo os que hoje achamos “indignos” podem ser chamados. Deus não vê a pessoa como ela é agora, mas sim no que ela se tornará, pelo que no nosso ministério devemos ter isso em conta.
2)  Uma outra importante lição para nós é vermos o desprendimento de Mateus à sua vida confortável. 
Mateus iria perder todas as suas regalias e conforto, na verdade, materialmente, até viria a ser perseguido e segundo se diz na tradição popular, morto por servir a Jesus. No entanto ele arriscou, renunciou a tudo o que tinha e apostou tudo em Cristo, a sua recompensa foi a vida eterna e o seu nome escrito na Sagrada Escritura, dentro da recompensa que podemos ver, pois com certeza o que ele ganhou espiritualmente é incompreensivel para nós.
Isso nos mostra a atitude que devemos ter face ao “Segue-me” de Jesus, pois servi-lo não nos trará a “amizade do mundo”. No entanto teremos a “amizade de Deus” e nada com certeza se poderá comparar a isso na nossa existência como criaturas.
SHALOM
 

Fontes:

O que o chamado do Evangelista Mateus diz para nós?
https://www.a12.com/redacaoa12/formacao/o-que-o-chamado-do-evangelista-mateus-diz-para-nos
 
O CHAMADO DE MATEUS
https://www.chamada.com.br/meditacoes/todo_dia/2017/janeiro04.html