Enéias e Tabita – A tipificação de tantos cristãos atuais (Parte 2 – Tabita)

22/04/2022 12:46
                     
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.


Atos 9:36-42
 
Depois de termos visto a recuperação de Enéias, vamos agora avançar para a ressurreição de Tabita.
E mais uma vez para entendermos a profundidade da mensagem temos que ter bem presente as simbologias bíblicas.
A palavra nos fala a respeito de uma jovem chamada Tabita (hebraico) ou Dorcas (grego), em ambos os casos a tradução para o nome é “gazela”. Gazela é o termo utilizado por Salomão para referir-se a sua amada no livro de Cânticos, de forma que compreendemos que o termo Tabita, refere-se a uma jovem doce e delicada. Ela era também voltada às boas obras e a caridade (esmolas), Tabita fazia roupas e as doava para pessoas necessitadas.
 À luz do Espírito Santo, a simbologia mostra: Uma jovem mulher = Uma jovem igreja, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. Esta igreja cumpria o seu papel espiritual das boas obras  e dando esmolas (ajudando aos pobres). Porém, parecendo paradoxal, esta jovem ficou doente e morreu.
 

Uma igreja “boa”, mas despreparada

Tabita, representa uma igreja, voltada para o trabalho material e social, porém “despreparada” para as dificuldades do dia a dia e para os ataques espirituais de satanás. O nível espiritual de Tabita não estava no padrão necessário para suportar as afrontas à obra sob sua responsabilidade e por isto ficou doente e morreu. Lembre-se! Nós também somos o templo do E.S. e sofremos individualmente as dificuldades coletivas da igreja de Cristo, de forma que isto também se reflete, muitas vezes, nos nossos ministérios. Vamos ver agora o tratamento diferente de Pedro dado a Tabita em relação ao tratamento dado a Enéias.
 

Elevando o nível espiritual. 

Vejamos a forma como Pedro trata Tabita, dando-nos uma ideia muito clara, através da palavra revelada, sobre os passos a serem tomados para elevar o nosso nível espiritual a um ponto onde possamos enfrentar estas dificuldades e sair vencedores quanto às afrontas do inimigo.
Primeiramente, no versículo 38 lemos: Lida ficava perto de Jope, e, quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: “Não se demore para vir até nós”. Aqui vemos os discípulos daquela cidade, outrora evangelizada por Pedro chamando-o para socorrê-los. Pedro aqui não representa apenas o profeta, mas sim a própria palavra edificada na fé. 
Quando temos um problema, precisamos buscar a presença de Deus sobre nossas vidas. Quando sofremos uma dificuldade é preciso buscar ajuda sem demora. Talvez você esteja precisando de um reavivamento na sua vida espiritual, e assim como aconteceu com Tabita e às pessoas à sua a volta é momento de tomar uma atitude, elevar seus olhos aos céus e dizer: SENHOR NÃO SE DEMORE PARA VIR ATÉ NÓS, não se demore para vir até minha família, não se demore para vir até ao povo da minha igreja.
Logo depois, em segundo lugar, no versículo 39 está escrito: Pedro foi com eles, e quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas. 
Pedro foi levado ao “andar superior” – Vemos o mesmo fato com Elias, em 1ª. Reis 17.19, quando ele também se dirige a um quarto, no andar superior, para salvar a vida de um jovem rapaz. Ir para o andar superior, significa “ir a um nível maior de intimidade com Deus". Para que o milagre aconteça é necessário elevar o seu nível espiritual, o seu nível de fé em Deus. Quando você toma esta atitude, as coisas à sua volta começam a ser reveladas e você poderá ter uma visão ampla dos acontecimentos.
No texto lemos “as viúvas os rodearam”. As viúvas representam a igreja, descasada ou longe de Deus. Ver esta separação entre a vida e a morte espiritual claramente é importante para poder clamar de forma certeira ao Senhor. Também, em um nível espiritual superior, você poder avaliar com mais precisão a respeito de obras e atitudes e como interceder por determinadas causas. Aqui, as viúvas estão mostrando a Pedro, os “vestidos e as roupas” feitas por Tabita para serem doadas, em tempo, mostravam as suas obras, porém não falavam a respeito do seu padrão de fé. As boas obras de Tabita foram insuficientes para evitar a sua morte...
 

Oração

O versículo 40 mostra algo tremendo! - Pedro mandou que todos saíssem do quarto. Às vezes é necessário ter tempo a sós com Deus para obter o discernimento necessário para fazer a obra. Busque este tempo, ORE, fale com Deus. Você certamente vai ver o milagre acontecer! 
O texto continua dizendo: “depois, ajoelhou-se e orou”. O ajoelhar de Pedro significa súplica! Às vezes não basta apenas orar, é preciso suplicar! Em Salmos 6.9 lemos: “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração”. Deus vai ouvir a tua oração se você a fizer com grande fé e insistência pois esta é a chave principal para abrir a porta dos céus e fazer suas orações chegarem até Ele. Não tenha medo de enfrentar o problema. “Voltando-se para a mulher morta, disse: Tabita, levanta-Te”. Deus lhe deu autoridade para fazer grandes coisas em nome dEle! João 14.13 – “E tudo quanto pedires em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado." Um dos grandes problemas do cristão é a fuga! Fugimos do problema por não compreendermos a plenitude do poder Deus. Olhe os olhos do problema, não tema tocar a mão no problema. Deus está contigo e vai ajudá-lo a resolver.
 

Recuperação gradual

 
"Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se", Glória ao Senhor! Tabita abriu os olhos, reviveu, e também entrou num processo de crescimento espiritual. Perceba que ela não se levantou, mas sentou-se! Muitas vezes nós precisamos de um tempo para tomar fôlego, pensar em nossa condição e depois tomar a atitude se necessário com a ajuda de alguém.
Este é o padrão típico que devemos esperar na reabilitação de “religiosos de igreja”. Estas pessoas muitas vezes tentam servir a Deus pelas suas obras, mas deixam muito a desejar no confronto com o mundo e satanás, fugindo do confronto, defendendo-se em dogmas religiosos para não encarar a guerra e logo se tornando presas fáceis.
Com estes temos que ter paciência extra, pois estão muito imersos pela religiosidade, que como vemos....MATA!
 
"Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se em pé. "Perceba, a jovem à  pouco estava em estado de morte, havia ressuscitado e estava assentada em sua cama. Pedro então vai estender a sua mão até ela e ajudá-la para que possa ficar de pé. É preciso ter sensibilidade para compreender a capacidade das pessoas e o momento pelo qual estão passando. Enéias (o glorioso) recebeu uma ordem direta: "Levanta-te, toma tua cama e anda", isto porque os apóstolos perceberam a sua capacidade interior, e compreenderam não ser necessário dar-lhe maiores cuidados. Já com Tabita, o processo foi completamente diferente. Ela sentou-se, e recebeu uma mão poderosa para ajudá-la a ficar de pé. Verifique a maneira como você tem tratado algumas pessoas à sua volta e averigue para ver se está dando o tratamento correto para que elas se levantem. Não adianta tentar colocar de pé alguém sem condições. Espere o tempo de Deus, ore, estenda a sua mão e a ajude para que o milagre se complete! 
 

Ministério


Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva.’ – É para isto que você também foi chamado, para dar testemunho dos milagres em nome de Jesus, impactar pessoas, ajudá-las e aos seus ministérios a levantarem-se e apresentarem-se vivos diante de toda dificuldade, para a glória de Deus ser manifestada na sua vida e na vida dos outros!
 
 
 

Fontes:

ESBOÇO: Eleve seu nível espiritual - "Enéias e Tabita"
palavraemensagem.blogspot.com/p/eleve-seu-nivel-espiritual.html?m=1