Embaixadores de cristo – A importância do discipulado
02/07/2019 12:18
Jesus não estava interessado em que as pessoas se tornassem apenas crentes. Ele queria que elas fossem seus discipulos.
"...porém tu vai e anuncia o reino de Deus."
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
2 Coríntios 5:20
No mundo que vivemos um embaixador é o funcionário diplomático de mais alto nível acreditado junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional, encarregado de chefiar a missão diplomática de seu país que ostente a classificação de embaixada ou delegação, ou seu equivalente.
Embaixadores de Cristo
Algo que muitos cristãos desconhecem, e por isso muitas vezes desvalorizam, é que quando aceitam Jesus como Mestre e Senhor passam a ser embaixadores celestiais do Reino de Deus neste mundo, podemos afirmar que o cristão, como representante de Cristo na Terra, é a maior autoridade do céu aqui. É claro que como embaixadores da luz num mundo de trevas não devemos esperar ser bem recebidos ou com mordomias, antes pelo contrário, mas isso não desvaloriza em nada a verdadeira função e missão por parte de todo o cristão: A de representante de Deus neste mundo e sendo assim maior honraria não há, esta honraria pode não ser de imediato sentida mas no futuro será lembrada e reconhecida.
Mas para sermos dignos de tal honraria devemos também saber as nossas obrigações e qual a nossa real missão…
O discipulado
E qual é a função de um embaixador de Cristo neste mundo? Qual o seu objetivo?
Jesus não estava interessado em que as pessoas se tornassem apenas crentes. Ele queria que elas fossem seus discipulos.. Ser apenas crente - acreditar em coisas acerca de Cristo - não era suficiente. Jesus pretendia uma mudança dinâmica de coração, de atitude e de visão nas pessoas, que as atraísse para a sua missão de formar o novo povo de Deus. O discipulado foi a ferramenta por Ele escolhida para suscitar essa transformação e logo a missão de qualquer embaixador de Cristo é fazer novos discípulos.
Mas afinal o que é efetivamente o discipulado?
Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer a Jesus. Todo crente é chamado para ser discípulo e fazer outros discípulos. O discipulado põe a fé em ação. O discipulado é parte da missão da Igreja cristã. Jesus formou discípulos e nos deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20). Discipular é:
-
Apresentar quem é Jesus
-
Mostrar o que Ele fez por nós e o que nos prometeu
-
Ensinar a obedecer aos seus mandamentos
Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como viver para Jesus. O trabalho não acaba com a conversão. O discipulado ajuda a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e aprender mais de Jesus.
Quem pode discipular?
Qualquer crente que tenha conhecimento da Bíblia, ou mesmo inicialmente só do Novo Testamento, já pode discipular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípulos. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus. Cada crente pode aprender e ensinar!
Cada crente pode ajudar a discipular usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho de todo o cristão. Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são:
-
Evangelizar
-
Pregar
-
Dar testemunho
-
Fazer estudos bíblicos
-
Ensinar, acompanhar e aconselhar
-
Usar os seus dons, como por exemplo a música, a pintura, o talento em qualquer área, a beleza, o carisma, etc, para louvar o Senhor