As flechas do rei Jeoás
10/07/2025 10:12
“Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá-lo, chorou sobre ele e disse: Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros!
Então, lhe disse Eliseu: Toma um arco e flechas; ele tomou um arco e flechas.
Disse ao rei de Israel: Retesa o arco; e ele o fez. Então, Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei.
E disse: Abre a janela para o oriente; ele a abriu. Disse mais Eliseu: Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros! Porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir.
Disse ainda: Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel: Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou.
Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros”.
2 Reis 13.14-19
Vamos aqui analisar um texto intrigante do velho testamento, que de tão enigmático que é, logo nos mostra que existe uma lição que Deus nos quer ensinar para além da narrativa em si.
Baseado neste texto do Segundo Livro dos Reis, vamos então trazer uma aplicação muito prática da lição aqui aprendida.
Apresentação
Primeiramente, nós identificamos dois personagens principais: o rei Jeoás e Eliseu.
Jeoás foi filho do rei Jeoacaz e tornou-se o 12º rei de Israel, em cerca de 797 a.C. Naquela época o reino estava dividido em Reino do Norte, chamado de Israel, e reino do Sul, chamado de Judá. Ele reinou 16 anos em Samaria. Fez o que era mau perante o Senhor, assim como todos os demais reis do reino do Norte (contando com ele, foram 19 no total).
Eliseu, por sua vez, foi profeta em Israel num tempo de grande crise na nação e deu continuidade ao ministério do famoso profeta Elias. Eliseu foi um dos mais marcantes profetas do Velho testamento e sua vida marcada por poderosos feitos.
Continuando a respeito do texto principal, Hazael, rei da Síria, subjugava Israel há vários anos. Hazael morreu e seu filho, Ben-Hadade, o sucedeu no trono.
Nessa época, o profeta Eliseu já estava no final de sua vida, e no versículo 14 diz que ele já estava padecendo da enfermidade que o haveria de matar. O rei Jeoás o procurou a fim de implorar pela nação e disse: “Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros”! Eliseu usou esta expressão na partida de Elias, reconhecendo que Elias havia sido uma verdadeira fortaleza espiritual em Israel em dias de grande apostasia inclusive enfrentando a infame rainha Jezabel, e agora o rei usou a mesma expressão para Eliseu, reconhecendo o valor deste profeta para a nação. Mas provavelmente o rei estava mais preocupado com a perda do homem de Deus, com “seus poderes miraculosos”, do que com o Deus de Eliseu.
A flecha da vitória do Senhor
No derradeiro episódio de sua vida, o profeta instruiu o rei para que abrisse a janela para o oriente, colocou suas mãos sobre as mãos do rei, e mandou que atirasse uma flecha para o leste, em direção à Síria, e lhe disse que as armas de Israel derrotariam os sírios, que aquela era simbolicamente a flecha da vitória do Senhor contra a Síria.
Quando o rei Jeoás lança a flecha, ela não se transformou num míssil de grande potência e nem caiu no acampamento do exército inimigo onde eles estavam acampados e os destruiu. Vale então lembrar que o uso do arco e flechas neste relato não representavam nenhum tipo de magia ou encanto, e sim um ato simbólico, uma encenação no reino terreno de uma provisão no reino espiritual, uma palavra profética. Naquele momento ao lançar aquela flecha era como se o rei dissesse que se apropriava de uma palavra de Deus, de uma promessa sendo feita em seu favor, de uma palavra profética que foi liberada em prol de toda uma nação.
Logo em seguida Eliseu deu uma segunda ordem ao rei, que ele ferisse a terra com as flechas que estavam em suas mãos. Sem ter sido instruído quanto ao número exato de flechas que deveria lançar (Eliseu apenas disse “toma as flechas e as atira”), o rei atirou apenas três flechas e cessou, apesar de possuir maior número de flechas em suas mãos.
Por conta dessa atitude ouviu uma forte repreensão de Eliseu. Diz a bíblia que o profeta se indignou muito, ele não apenas se indignou, se indignou muito e disse: “Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios”. Basicamente o que Eliseu está dizendo é: porque você limitou a ação de Deus na sua vida, dando apenas três flechadas, ao invés de lançar todas as flechas, somente três vitórias é o que você terá.
O verso 25 diz que o rei Jeoás conseguiu reconquistar as cidades que o rei da Síria, Ben-Hadade, havia tomado de seu pai Jeoacaz na guerra, mas só feriu os sírios três vezes, vencendo três grandes batalhas contra eles. Todavia, não foi suficiente para os consumir por completo. Estava cumprida a profecia de Eliseu.
As promessas condicionais de Deus
Jesus ao ser interpelado por pessoas que buscavam ajuda, algumas vezes declarou: "seja feito conforme a sua fé." Porque o nível de intervenção de Deus que nós vamos ter em nossas vidas, não depende única e exclusivamente da promessa de provisão que Deus fez, grande parte das promessas bíblicas são condicionais e não vão se cumprir sem que façamos a nossa parte (há algumas exceções de promessas incondicionais).
O conformismo como inimigo
O que nós vemos na vida do rei Jeoás é a atitude de alguém limitando a ação de Deus, porque ele se conformou com pouco. Quando poderia ter experimentado cinco ou seis vitórias sobre o inimigo, a atitude dele de conformismo é de como quem diz: “três está bom, eu não preciso mais do que isso, já fiz muito”. E normalmente o conformismo tem se manifestado na bíblia e na história como sendo um dos nossos grandes inimigos. Um dos vilões que nos roubam do melhor de Deus.
A palavra que deve fazer morada em nossos corações é que não nos conformemos com o pouco, quando Deus tem algo muito melhor e maior para nossas vidas.
Talvez você já esteja vivendo um certo nível de crescimento, e até se sinta já salvo pela promessa divina, mas não é hora de parar. A Bíblia diz que a vereda do justo é como a luz da aurora, vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Você ainda pode crescer mais! O nosso crescimento limite, o alvo a ser alcançado é a estatura do varão perfeito, Cristo Jesus. Enquanto não chegamos lá, mesmo sabendo que podemos não conseguir alcançar tal situação, precisamos nos empenhar e nos dedicar nisso.
A guerra anda não terminou
Talvez você já tenha vivido muitas e preciosas conquistas da parte de Deus, mas não basta apenas ter vivido um certo nível de conquistas, você pode experimentar mais daquilo que Deus tem para sua vida! E eu quero te propor um desafio: não limite aquilo que Deus tem para fazer na sua vida!
Nós vamos encontrando ao longo das Escrituras Sagradas, diversos exemplos que nos ensinam a não estacionar, a não parar, não nos conformar com algo inferior àquilo que Deus sonhou e planejou para cada um de nós. Tenho visto pessoas que foram interrompidas na fé, na sua caminhada cristã, tiveram o plano e o propósito de Deus abortados, simplesmente porque se recusaram a perseverar e se conformaram em pensar que aonde chegaram já estava bom.
A guerra que travamos contra as trevas ainda não terminou e hoje vemos muitos cristãos e até igrejas mornas, apáticas, anestesiadas e conformadas. Perdeu-se a vitalidade, o vigor, o primeiro amor. Igrejas sem fervor, igrejas sem entusiasmo, igrejas que passam ano inteiro e não há uma conversão. Um cristianismo apático, sem vida, sem compromisso. Um cristianismo que ninguém quer servir e só receber. Um cristianismo que ninguém quer se dispor. Falta um sopro de vida e ânimo!
Em 2 Crônicas 16:9 diz: “quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele”. Esse Deus que deseja fazer mais em você e através de você, Ele precisa encontrar em você a devida resposta. Se você flechar o chão apenas três vezes, você está limitando o que Deus deseja fazer. Seu conformismo está te limitando. Se você ansiar mais e acreditar mais, e colocar sua vida nas mãos do Senhor, certamente você irá mais longe
Deus, da sua parte, deseja nos levar para lugares mais altos, mas é preciso ter uma resposta e um desejo da nossa parte. E que o Espírito Santo nos ilumine sobre a nossa responsabilidade, despertando em nós essa sede de buscar o Senhor cada vez mais.
Que o Senhor nos dê graça não apenas para entender, mas para praticar essas verdades! Que o Senhor nos leve mais longe e que o nosso coração rompa com o conformismo, em nome de Jesus!
Fontes
Apenas três flechas?
https://vivendocomjesusblog.blogspot.com/2018/11/apenas-tres-flechas.html?m=1