A Bíblia ordena a submissão às autoridades governamentais? E a marca da besta?

06/10/2025 15:30
                           
Num mundo que caminha a passos largos para o infame governo do Anticristo, a Nova Ordem Mundial, podem surgir dúvidas sobre qual deve ser a posição do cristão perante as imposições desse derradeiro regime ditatorial.
É que passagens como Romanos 13:1-7 e 1 Pedro 2:13-17 instruem os cristãos a se sujeitarem às autoridades estabelecidas e fica a dúvida se poderão existir exceções a essa regra.
 

O contexto geral da escritura

Como sempre dizemos a escritura deve ser lida no seu contexto geral e não por passagens isoladas, neste caso, se o fizermos, teremos então a resposta à nossa questão.
A Bíblia ordena a submissão às autoridades governamentais, mas essa obediência tem limites, e por exemplo, a marca da besta, descrita no Livro do Apocalipse, representa uma recusa inegociável em aceitar o domínio de sistemas opressivos e contrários à fé cristã. A submissão à marca da besta seria um ato de idolatria e compromisso com o mal, algo que a Bíblia proíbe explicitamente. 
 

Submissão às Autoridades 

  • Passagens Bíblicas:
Romanos 13:1-7 e 1 Pedro 2:13-17 instruem os cristãos a se sujeitarem às autoridades estabelecidas, pois essas vêm de Deus para manter a ordem e a justiça.
  • Contexto:
A obediência é devida aos governos que agem dentro da lei de Deus e para o bem do povo e da sociedade em geral.
 

O Limite da Obediência e a Marca da Besta

  • A Marca da Besta:
No Apocalipse, a marca da besta (Apocalipse 13:16-17) é um símbolo de submissão a um poder que se opõe a Deus, um sistema que exige lealdade total, proibindo o comércio para quem não a recebe. 
  • Incompatibilidade com a Fé:
Aceitar a marca seria uma forma de adoração à besta e sua imagem, o que é uma violação do primeiro mandamento (Não terás outros deuses em desafio a mim – Exodo 20) e logo um ato de rebeldia contra Deus. 
  • A Exceção à submissão ao governo humano:
Em situações onde a autoridade exige desobediência a Deus (como a imposição da marca), a instrução bíblica é clara: é preciso obedecer a Deus antes que aos homens. 
Neste ponto a escritura é inequivoca e temos o caso onde Pedro e João foram condicionados a abandonar a pregação do evangelho pelas autoridades judaicas e responderam da seguinte maneira:
²⁹ Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens
Atos 5:29
É que pregar o evangelho tinha sido uma ordem direta de Jesus e como tal se sobrepõe a tudo o resto.
 

A Escolha: 

  • A Bíblia estabelece um conflito claro: a escolha é entre seguir a Deus e seus mandamentos ou se submeter às exigências da besta e seu sistema.
  • Os fiéis são chamados a permanecer firmes na fé, recusando a marca da besta e aceitando até mesmo a morte em vez de comprometer sua lealdade a Deus, como exemplificado nas almas mencionadas em Apocalipse 20:4.
Aliás essa é uma prova sem igual na escritura, esse será o momento final onde se separará o trigo do joio, os fiéis dos hipócritas, pelo que a escritura é bem clara sobre o que acontecerá a quem colocar a Marca da Besta, que será quanto a nós algo literal e que terá como objetivo a identificação digital dos indivíduos, assim como meio de pagamento financeiro:
¹⁶ E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
¹⁷ Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Apocalipse 13:16,17
As consequências essas serão tremendas:
⁹ E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
¹⁰ Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
¹¹ E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
Apocalipse 14:9-11
     

Conclusão

Sendo assim, não devem existir duvidas que apesar de no mundo atual estarmos sujeitos às autoridades humanas impostas, pois foi Deus que as instituiu, nunca devemos ir contra a lei divina ou comandos diretos da escritura sagrada, pois essa continua e continuará para sempre em vigor e se sobrepõe a tudo resto. Até porque por vezes Deus usa as autoridades instituídas como punição a um povo rebelde e de dura cerviz que deve passar pelo crivo da peneira, ora esse será exatamente o caso da prova da marca da besta.
Logo, não devem existir duvidas algumas que, se mesmo hoje, já nos devemos opor a tudo que seja contrário à lei divina patente na escritura, ainda mais nos devemos opor e negar às exigências da futura Nova Ordem Mundial satânica.
 

 

Fontes:

Bíblia Sagrada
A.I. do Google