A amoreira e a montanha (simbolismo), o que significam biblicamente

05/01/2026 16:59
                                     
⁶ E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
Lucas 17:6
²³ Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
Marcos 11:23
 

Introdução

Nestes dois versículos de certa forma similares, Jesus indica que basicamente tudo é possível aquele que crê, ao ponto de fazer feitos extraordinários e até humanamente impossíveis.
No entanto os exemplos dados, se levados literalmente, roçam o dar um espetáculo que seria no mínimo escusado dada a necessidade dos mesmos. Não que até isso não pudesse ser feito, pois para Deus nada é impossível, mas não nos parece que seja isso que Jesus nos quer comunicar.
 

Significados bíblicos

Para entendermos realmente o que Jesus nos quer dizer temos que entender o significado bíblico da “montanha” e da “amoreira”.
A Montanha
Montanhas na Bíblia geralmente apontam para poderes instalados, podem ser políticos ou espirituais (Daniel 2:44-45).
Sendo assim o que nos parece que Jesus nos quer comunicar é que mesmo poderes instalados que parecem demasiado poderosos para cair, podem ser derrubados através da oração.
Sabemos como existem poderes instalados no mundo totalmente contrários à fé Cristã limitadores e até perseguidores da mesma, pois bem, nesses casos o cristão deve orar com fé e persistência pois Deus é sensível a essas questões e pode intervir de forma a derrubar esses poderes, sejam eles humanos ou mesmo potestades espirituais.
Por isso devemos orar por nossos países ou por cristãos perseguidos pelo mundo fora, limitando a influência governamental das trevas nos mesmos.
 
A amoreira
A amoreira é uma árvore com poderosas profundas raízes e a analogia que Jesus aponta é com possíveis problemas que nos assolam e que podem ter essas mesmas caraterísticas.
Existem vícios e problemas que parecem demasiado enraizados, difíceis ou complicados para que os consigamos resolver sozinhos e muitas vezes até nos acomodamos a eles. Mas Jesus também nestes casos nos diz que com fé e perseverança na oração até esses casos serão resolvidos independentemente da complexidade dos mesmos ou da gravidade aparente.
 

Conclusão

Vemos desta forma que não existem problemas ou situações que Deus não possa resolver e que com oração sincera Ele com certeza assim fará. A grande questão é que muitas vezes a nossa fé vacila, somos impacientes ou até acomodados com certos vicios ou pecados limitando a atuação do Espírito Santo.
É certo que nem sempre pode ser nos timings que queremos ou achamos certo, mas se perseverarmos e mantivermos a fé verdadeira se a nossa petição for justa e enquadrada nos pilares da fé cristã e quisermos realmente uma solução, com certeza não existira montanha ou amoreira que resista.