Sinais da volta de Jesus 1 – A parábola do bom samaritano

15/11/2020 15:44
                           
 
 
A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
 
Continuando os estudos bíblicos com o objetivo de aclarar qual será o período da volta do Senhor Jesus Cristo, vamos observar o que foi dito pelo Mestre na parábola do bom samaritano, em paralelo com outros trechos da bíblia sagrada:
 
Lc 10: 30-35 - "E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E d'igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhes: Cuida dele; e tudo o que mais gastares eu to pagarei quando voltar."
 
Muitos estudiosos das escrituras já utilizaram este texto para pregar o evangelho, e nós até já o abordamos noutra vertente (1), desta vez, nos agarramos ao mesmo para extrair verdades sobre a volta de Jesus Cristo.
Nesta parábola, o bom samaritano representa o Senhor Jesus, o homem caído representa as almas que necessitam da salvação e do cuidado da igreja, e o hospedeiro representa os servos de Jesus, que têm a obrigação de cuidar daqueles que foram tirados do mundo e inseridos na igreja.
Algo interessante, é que o bom samaritano entrega dois dinheiros ao hospedeiro para fins de pagamento pelos cuidados com o homem que tinha sido assaltado e diz que quando voltar pagará o valor que for gasto a mais.
No livro de Mateus, no capítulo 20, na parábola sobre as diversas horas de trabalho, observamos no versículo 2, que o pai de família ajusta com os trabalhadores que um dinheiro será o pagamento por um dia de trabalho: "Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha."
Logo, fazendo uma ligação desta passagem com a parábola do bom samaritano, podemos concluir que se o hospedeiro recebeu dois dinheiros, e um dinheiro é o pagamento por um dia de trabalho, então o bom samaritano voltará após o término do segundo dia.
Mas, no livro de Salmos, 90:4, temos: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou..."
Então, considerando que se o bom samaritano voltará após dois dias, e se um dia para Deus é como mil anos, então podemos concluir, que após dois mil anos da partida do Senhor Jesus Cristo, ELE VOLTARÁ, para retribuir a cada um segundo as suas obras.
 

Referências:

(1) A Parábola do bom samaritano – Introdução (Parte 1)
http://www.nunes3373eb.com/news/a-parabola-do-bom-samaritano-introducao-parte-1/
A parábola do bom samaritano (Parte 2) - Abordagem à parábola
http://www.nunes3373eb.com/news/a-parabola-do-bom-samaritano-parte-2-abordagem-a-parabola/

 

Fonte:

QUANDO SERÁ A VOLTA DE JESUS? - PARTE 2
http://geracaodafigueira.blogspot.com/2012/02/quando-sera-volta-de-jesus-parte-2.html