Profecias “difíceis” de Jesus explicadas (Parte 1) - Não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem

12/03/2015 23:44

                            

Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.

Mateus 10:23
Muitos críticos e anticristãos sugerem que Jesus falhou uma profecia quando disse estas palavras, ora este é mais um artigo apologético que rebaterá a pseudo-avaliação dos críticos à Bíblia quando estes afirmam que Jesus errou essa profecia pois não retornou à terra ainda durante a vida dos discípulos que enviou para anunciar as boas novas às cidades de Israel.
Mais uma vez veremos que quando correctamente contextualizada esta passagem é perfeitamente lógica e apenas confunde quem na verdade quer ser confundido, analisa apenas superficialmente as escrituras ou pretende denegrir as mesmas.

Enquadrando a passagem

Em Mateus 10 Jesus envia os seus discípulos numa missão de pregação e promete-lhes:

 "não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem".

Era comum Jesus enviar os seus discípulos anunciarem-no à sua frente, em Lucas 9 e 10 encontramos esse mesmo procedimento.
Ora em Mateus 10 Jesus dá uma série de recomendações aos seus discípulos e os avisa do tipo de problemas que poderão encontrar em sua missão, como é óbvio Jesus sempre fazia isso de forma a preparar também o futuro discípulo leitor do evangelho para esses mesmos problemas. Assim também nós, que hoje lemos o evangelho podemo-nos preparar convenientemente para executar esse mesmo trabalho.
Mas a frase chave que leva muitos críticos a afirmar que Jesus errou essa profecia é:

“porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.”

Mateus 10:23
Mas será que Jesus estaria se referindo à sua segunda vinda (parusia), que ainda nem aos dias de hoje ocorreu?
Como é óbvio não, e porquê?
Em primeiro lugar porque na altura em que Jesus dá esse discurso ele ainda nem sequer tinha dito aos discípulos que seria entregue e mortos pelas autoridades, apenas em Mateus 20 Jesus refere pela primeira vez esse fato aos discípulos pelo que seria impossível que Jesus se estivesse referindo a sua vinda já ressuscitado:

“E, subindo Jesus a Jerusalém, chamou à parte os seus doze discípulos, e no caminho disse-lhes:

Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte.

E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.”

Mateus 20:17-19
E sabemos ainda por outras passagens como em Marcos 9 que quando Jesus os alerta deste fato pela primeira vez os discipulos não entendiam o que ele dizia:

Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia.
Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo.

Marcos 9:31-32

Aliás, mesmo após a morte de Jesus os discípulos ainda não entendiam que a missão de Jesus passava por morrer e ressuscitar, logo jamais nessa altura Jesus estaria falando de seu retorno glorificado:
 

Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
João 20:9

 

A explicação óbvia

Em segundo, porque quando correctamente contextualizada a passagem se auto-explica a ela mesma, vejamos:
A numeração dos capítulos bíblicos é algo que é feito atualmente, os manuscritos originais não tinham capítulos numerados como as Bíblias atuais, assim se formos a Mateus 11:1 logo após o discurso lemos:

“E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.”

Mateus 11:1
Ora como vemos Jesus foi também pregar sozinho nas cidades dos discípulos, ou seja os discípulos foram enviados a todas as outras cidades de Israel excepto às deles, que por sua vez seriam percorridas por Jesus, tal fato provavelmente devido a um profeta jamais ser bem recebido em sua casa conforme também nos disse Jesus:
 
Assim é óbvio que Jesus teria que ter combinado um ponto de encontro com os discípulos após as respectivas missões e com certeza era a isso que Jesus se referia.
Ou seja, Jesus afirma que antes que eles cumpram com o designado já Ele terá voltado de sua missão pessoal ao ponto de encontro. Jesus os avisa com essa declaração para que eles não percam tempo com quem não se mostra receptivo à mensagem e os persegue por ela:

“Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.”

Mateus 10:23
Por isso ele os avisa para serem rápidos e práticos em sua missão pois na verdade Ele completaria a dele ainda antes que eles percorressem as cidades aonde foram enviados e com certeza que não havia tempo a perder.
É claro que provavelmente Jesus também deu alguma carga profética a essa afirmação confirmando que nem todo o Israel se converteria ao evangelho até à sua segunda vinda, mas essa não é a explicação concreta à luz da passagem. Esta última hipótese é apenas uma interpretação escatológica e é ir além do óbvio.

Conclusão

Como vemos essa jamais foi uma profecia falhada de Jesus sobre a sua segunda vinda a este mundo, apenas críticos cegos ou de má-fé poderão alegar tal fato pois a escritura se auto-explica na perfeição.
É claro que todo o discurso de Mateus 10 para os discípulos é adaptável a qualquer discípulo dos dias de hoje ou mesmo de qualquer era, mas essa frase polémica é realmente apenas para os 12 que acompanhavam Jesus nessa altura, pelo que não existe nenhum erro nas palavras de Jesus.
Muitos tentam complicar o que é realmente óbvio e simples apenas para não enxergar a realidade.
Na próxima parte abordaremos uma outra frase enigmática de Jesus tantas vezes também utilizada pelos críticos para inventarem supostos erros proféticos de Jesus:

Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.

Marcos 9:1
E veremos mais uma vez como as escrituras se auto-explicam a si mesmas…
Um abraço