Por que as pessoas eram curadas por tocar na orla das vestes de Jesus

06/05/2020 11:58
                            
 
E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.


Lucas 8:43-48
 
Anteriormente neste site examinamos esta passagem e vimos o seu significado mais profundo (1), neste artigo, porém iremos analisar uma outra curiosidade da mesma:
Por que as pessoas eram curadas por tocar na orla das vestes de Jesus
Antes de explicarmos porque as pessoas eram curadas por tocar na ‘orla’ das vestes de Jesus, é necessário falar um pouco das roupas nos tempos bíblicos. Naqueles dias havia muitas roupas que os homens usavam, como: túnicas e mantos. Jesus costumava andar com uma TÚNICA na maioria das vezes.
As roupas tinham uma característica bem interessante que foi o próprio Deus que mandou fazer, nas bordas (ORLAS) das vestes tinham as ‘franjas ‘e nas franjas das bordas (orlas) tinham um cordão azul. Nesses ‘cordões azuis’ tinham os mandamentos de Deus, então toda vez que eles andavam eles viam os mandamentos de Deus nos ‘cordões’ que estavam nas orlas.
EXEMPLIFICANDO – as roupas tinham uma ‘BORDA – ORLA’ e nessa ‘ORLA’ tinha as ‘franjas’ e nas FRANJAS tinham vários ‘CORDÕES’ com os mandamentos. Este mandamento pode ser encontrado no Velho Testamento:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.  
Números 15:38,39
A palavra ‘borda’ ou ‘orla ‘de Números 15 em Hebraico é ‘KANAFque também significaASA ‘.  ASA para os Judeus é ‘ORLA OU BORDA ‘. Em Mt 14 diz que a multidão CORRIA para tocar na ORLA (ASA) DE JESUS e TODOS que tocavam na ORLA (ASA) de Jesus eram curados:
E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam curados.
Mt 14:36.
MAS, DE ONDE O POVO TIROU ESSA IDEIA DE APENAS POR TOCAR NA ORLA DE JESUS SERIAM CURADOS?

Os Judeus como conheciam muito a Palavra de Deus e as profecias, atentaram a uma carateristica do MESSIAS. Existia uma PROFECIA que dizia QUE TODOS QUE TOCASSEM NA ORLA (ASA) DO MESSIAS SERIAM CURADOS:
 
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 
Malaquias 4:2
 
Para os JUDEUS quando você fala ASA eles já sabem que é a ‘ORLA’ das roupas, então todos os judeus já sabiam que se Jesus fosse realmente o Messias, apenas por tocarem a orla de suas vestes seriam curados, lembra-se do que a mulher do fluxo de sangue disse?
 
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. 
Marcos 5:28
 
TODOS SABIAM QUE SE JESUS FOSSE REALMENTE O MESSIAS, apenas de tocar em suas vestes seriam sarados, por este motivo muitos queriam tocar nas ‘orlas’ das vestes de Jesus, pois se Ele fosse realmente o prometido das nações, eles seriam curados, com base nas profecias de Malaquias 4:2. Vale lembrar que ‘ASA’ para os judeus é a ponta do “Talit“, que é um acessório religioso judaico em forma de um xale feito de seda, lã (mais caro e elegante que o de seda) ou linho, tendo em suas extremidades as tsitsiot ou sissiot "sefaradi" (franjas). Ele é usado como uma cobertura na hora das preces judaicas, principalmente no momento da oração de Shacharit (primeiras orações feitas pela manhã).
É por este motivo que todos ficavam correndo atrás de Jesus para tocar nas orlas de suas vestes, só assim para eles saberem que Jesus é realmente o MESSIAS!
Este é então o verdadeiro motivo por que muitos queriam tocar nas orlas de Jesus e eram sarados.
 
E O QUE SIGNIFICA ESTAR DEBAIXO DAS ASAS DO ALTÍSSIMO?
Agora que já entendemos o que é ‘ASA’ para os judeus, ASA É A ORLA (OU BORDA) das vestes, fica mais fácil compreender a passagem que está no Salmo 91, onde está escrito:
 
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Salmos 91:4
Em resumo, vou usar o ‘talit‘ como exemplo, como se Deus estivesse usando um ‘talit – igual ao da foto‘, e Ele nos colocasse em baixo de seus braços como se estivesse nos cobrindo, estamos sempre debaixo das mãos fortes do nosso Deus, Ele cuida de nós a cada dia, porque estamos debaixo de suas poderosas mãos. Isto é estar de baixo das Asas do Altíssimo.
 

CONCLUSÃO
Aqui estudamos porque as pessoas buscavam tocar nas orlas das vestes de Jesus e eram curadas e o que é estar debaixo das Asas do Altíssimo. Aqui também fica evidente que precisamos nos aprofundar mais ainda nos costumes judaicos para entendermos melhor certas passagens bíblicas e olhar a Bíblia como um ‘todo’ e não apenas como ‘novo testamento’ e ‘velho testamento’. Que o Senhor dos Exércitos te Abençoe.
 
 

Referências:

A mulher com o fluxo de sangue e a ressurreição da filha de Jairo
http://www.nunes3373eb.com/news/a-mulher-com-o-fluxo-de-sangue-e-a-ressurreicao-da-filha-de-jairo/

 

Fonte:

Por que as pessoas eram curadas ao tocar na orla de Jesus? – Revelado
https://estudodedeus.com.br/porque-as-pessoas-eram-curadas-ao-tocar-na-orla-de-jesus/