Os seus olhos estavam pesados

10/05/2018 12:21

                       

 

Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou orar".
Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.
E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem".
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora.
E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres".
Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora?
Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. "
Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras.
Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer.

Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.
Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "


Marcos 14:32-42

 

 

Esta narrativa acontece imediatamente antes de um dos mais tensos e dramáticos acontecimentos da história da humanidade: A prisão de Jesus!

Jesus, o Rei da Glória, o Justo filho de Deus ia logo após ser preso e crucificado, mas infelizmente vemos que naquele momento nem os seus próprios discípulos estavam conscientes sobre a importância dos acontecimentos que em breve se desenrolariam.

E muitos hoje lendo a narrativa podem pensar que os discípulos foram insensíveis e duros de coração ao não acompanhar o seu mestre num momento tão critico, mas como veremos, infelizmente, esse estado de insensibilidade atinge também uma grande maioria dos cristãos atuais.

 

 

Sonolência

 

Iremos então observar que estas passagens refletem o estado em que se encontram um grande número de cristãos, o estado de SONOLÊNCIA.


Observemos alguns detalhes neste texto:


- Havia um certo clima de tensão no ar, eles podiam pressentir que algo estava para acontecer, foram advertidos de que o inimigo estava por perto, de modo sorrateiro e ameaçador.


- Jesus lhes advertira solenemente: "Ficai aqui e vigiai comigo".


- Jesus afasta-se dos discípulos, mas eles sabiam que Ele voltaria.

..
- Depois de se afastar deles um pouco, Jesus volta e encontra todos eles dormindo.


- Porém em MT 26: 43 e MC 14: 40, encontramos uma revelação surpreendente: _" OS SEUS OLHOS ESTAVAM PESADOS"_ . Esta revelação, além de surpreendente, é também uma advertência !!


Estes fatos são uma imagem do que vemos a acontecer atualmente. Temos visto muitos cristãos, tanto "leigos" quanto "líderes", que se encontram exatamente no mesmo estado de sonolência apesar dos avisos das escrituras para o retorno de Jesus.
A expressão _"olhos pesados"_ refere-se àquele estado de sonolência em que as pálpebras tendem a se fechar, o estado de vigilância vai diminuindo, enquanto lutamos para manter os olhos abertos.

Pergunte a alguém que tenha se envolvido em um acidente de trânsito por ter passado por um breve cochilo, como foi que aconteceu... Ele dirá que não se lembra de praticamente nada... Estava dirigindo num trecho tranquilo, quando de repente acordou no hospital!
Na nossa carreira espiritual não é diferente, corremos o mesmo risco. E que risco sério! Pois, o risco pode envolver o lugar onde iremos acordar para a eternidade !

 

VIGIAR



Os textos em análise afirmam-nos que quando Jesus os encontrou dormindo pela primeira vez, censurou a falta de vigilância deles, e os advertiu acerca da necessidade de duas coisas: VIGIAR e ORAR.
Acerca da oração, não há o que comentar, visto que grande quantidade de livros têm sido escritos sobre o assunto. Muitas são as mensagens que se ouve acerca da necessidade de orar. Então qual é a falha ??
Permita-me a ousadia de afirmar: A falha é que pouco se prega e pouco se ensina em muitas de nossas igrejas acerca da necessidade de VIGIAR!
É possível orar sem vigiar, mas é quase impossível vigiar sem orar! Será por isso que Jesus emprega o verbo "vigiar" primeiro ??

 

 

SONOLÊNCIA X VIGILÂNCIA



Retomando nossa análise ao texto, observamos que Jesus censurou aqueles discípulos pela falta de vigilância, e acredito que também censuraria hoje, um grande número de cristãos pelo mesmo motivo. O único modo de se vencer o estado de sonolência espiritual é por meio da constante vigilância.
Vamos falar um pouco sobre a situação dos "olhos pesados".
Quem já passou por um estado de sonolência sabe o quanto isto é terrível! Sabemos que não podemos cochilar, sabemos que pode ser perigoso sermos apanhados pelo sono, no entanto, as pálpebras vão se fechando... Ficamos impacientes, olhamos para o relógio... E de repente... Acordamos envergonhados e assustados! Tal como os discípulos que não tinham nada para dizer a Jesus (MC 14: 40)...

Quando estamos sonolentos, ou reagimos ou acabamos por dormir de fato. Isto significa que precisamos de volição (ato que desperta a vontade!), para permanecermos acordados.
Outro aspeto curioso num estado de sonolência é que nos despertamos, quase que somente, com aquilo que nos interessa... com aquilo que achamos importante e, tão logo este interesse ou este momento passe, o estado sonolento volta com mais vigor.
Mais um fato sobre a sonolência é que num grande número de vezes, temos consciência de que pode ser perigoso permanecer nesta situação, entretanto, é como se não tivéssemos força ou vontade para nos movermos.

 

O QUE É E COMO VIGIAR

Se por um lado o estado de sonolência é uma ameaça à sentinela, o ato de vigiar, é a melhor arma contra a sonolência.

No evangelho de Lucas 21: 34- 36, o Senhor Jesus nos ensina a mantermo-nos vigilantes, quando diz:

"Acautelai-vos por vós mesmos para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as consequências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face da Terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder, e estar em pé na presença do Filho do homem".


Paulo, escrevendo aos tessalonicenses diz: "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios". (I Tess 5: 6)

 

 

A sonolência cristã na atualidade

Eu fico impressionado como nos dias atuais são tantas as igrejas e muitos os que se dizem cristãos que estão completamente a “dormir” sobre o que se passa à sua volta neste mundo.

Os sinais do fim desta era e do retorno de Jesus estão por todo o lado: a apostasia e a pouca vergonha alastram a olhos vistos, o mundo apresenta mudanças nunca vistas antes, o domínio dos corruptos e das sociedades secretas que manipulam os mesmos é evidente e a sociedade caminha a passos largos para um colapso e uma Nova Ordem Mundial, empreendida pelas forças das trevas que cada vez mais se aproxima. Mas ainda assim quando se fala nestas coisas a uma grande maioria de cristãos eles estão completamente “sonolentos” sobre estes assuntos e pior ainda, muitos nem sequer querem falar nos mesmos. Eles sabem que Jesus prometeu voltar, tal como no Getsemani, mas ainda assim não vigiam e encontram-se como num estado de sonolência, com os seus olhos pesados...

Muitos realmente se inebriaram com os prazeres mundanos materialistas ou então ficaram com o seu coração sobrecarregado com as preocupações do mundo e envolvidos nas amarras da religião vazia e cheia de preceitos humanos que obscurecem a realidade espiritual.

Ora para que as trevas alastrem, basta que os que se dizem da luz durmam…

 

 

LEVANTEM-SE, VAMOS!

No versículo 42 Jesus é enfático: 

 

 Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "

Marcos 14:42

Chega de sonolência! É preciso acordar, abrir os olhos, pesquisar estes assuntos, ler o evangelho, ter fé, alertar os outros.

O Senhor nos alerta e nos dá uma ordem: LEVANTEM-SE!

O cristão tem que estar alerta e reagir ao que se passa à sua volta neste momento, ele deve pregar o evangelho e alertar os outros sobre os tempos que vivemos, deve orar pelos que ama e que ainda se encontram na obscuridade, deve esquecer as ritualisticas religiosas que não se encontrem no evangelho e ler o mesmo em vez de ser endoutrinado por pastores que distorcem a escritura, deve combater o mal e auxiliar o Senhor Jesus na guerra pelas almas, pois as forças das trevas não brincam em serviço.

Que a insensibilidade e dureza de coração que tornou os discípulos insensíveis no Getsêmani não nos atinja também a nós nestes dias de importância fulcral para o futuro das almas humanas.

 

 

Sejam sóbrios e vigilantes. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

1 Pedro 5:8

 

 

 

Fontes:

 

Os discípulos no Getsêmani

http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=271