O Reino de Deus já chegou!...e você foi convidado.

17/01/2019 14:14
                       
 
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.


Lucas 17:20,21
 
 
É notável que entre os dois bilhões de pessoas em todo o mundo, identificados como cristãos, poucos pensam no conceito do Reino de Deus — e menos ainda têm a menor ideia do que realmente se trata. Isto é notável porque de acordo com o fundador da fé cristã, Jesus Cristo, isso deveria ser a prioridade número um de cada cristão. Como Ele mesmo disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:33).
Jesus falou do Reino em uma parábola instrutiva após outra, explicando que nada tem mais valor e importância (ver Mateus 13:44-45). Este Reino era o tema do evangelho — ou boa nova — que Jesus pregou (Marcos 1:14-15).
Em Sua orientação de como orar, Ele ensinou que devemos expressar esse desejo ardente a Deus: Venha o teu reino (Mateus 6:10)
 

Então o que é o Reino de Deus — e onde ele está? Será que ele existe hoje em dia? Ou ainda é para o futuro? E por que ele é tão importante?

 

O que se pensa sobre o Reino de Deus?

 
Alguns pensam que é o céu. Outros dizem que é aqui na terra. Alguns acham que é um sentimento de fraternidade entre os crentes cristãos ou a própria Igreja. Outros o consideram totalmente apocalíptico.
Mas afinal que Reino é este do qual Jesus Cristo falava frequentemente? Ele já chegou ou não?
 
No mundo judaico em que Jesus viveu, os seus compatriotas esperavam por um Messias guerreiro que viria para libertá-los do domínio romano e instituir o Reino de Deus na terra. Jesus veio então provocar uma inversão chocante das coisas, dizendo que o Reino já tinha chegado, ele não seria nessa altura instituído pela força mas pelo arrependimento do pecado e conversão ao evangelho.

 

Afinal o que é o Reino?

 
Nós pensamos num reino como num lugar, mas não era isso que Jesus queria dizer. O termo grego traduzido por “reino” significa mais “governo” do que “domínio, propriedade”, era mais a atividade de governador do que o lugar governado. O reino de Deus é portanto o “governo” de Deus, e Jesus veio mostrar como era viver sob essa influência. Enquanto os judeus sentiam que esse reino era algo para o futuro, Jesus veio dizer que este entrara com Ele de forma dinâmica no tempo presente, aqui e agora, como uma erupção vulcânica que mudaria por completo a paisagem. O reino de Deus é então já uma realidade para todos os que aceitam Jesus!

 

Um conflito entre 2 reinos

Mas já não vive a humanidade sobre um governo de Deus? Na verdade não. Se Jesus veio propor um novo sistema de governo é porque obviamente este mundo teria um outro governador...O Diabo!
Isso é claro na Bíblia em várias passagens, deixo algumas das mais evidentes:
A Bíblia narra que em certa ocasião, ao ser “tentado pelo Diabo”, Jesus não contestou o papel de Satanás como governante deste mundo:
 
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

Lucas 4:5,6
 
Jesus atesta ainda a existência deste governo demoníaco em João 12:13 ; 14;30 ; 16:11
Jesus Acrescenta: “No juízo Final, será lançado fora o governante deste mundo
Ainda na 2ª Carta aos Coríntios 4:3 a Bíblia chama a Satanás de “deus deste mundo” ou em algumas traduções ‘deus deste sistema de coisas” ou "deus deste século":
 
É visível a presença do mal influenciando perfidamente os chefes de estado, os quais com sua ganância promovem as guerras mais sangrentas exclusivamente em prol da manutenção de seu poder. Nesta batalha de interesses, quem mais sofre evidentemente é o povo. E quando observamos os gritos daqueles que possuem seus corpos dilacerados pelas bombas, envoltos às chamas de gigantescos incêndios, podemos ter a certeza de que o inferno está na terra. E tem sido assim desde que Adão e Eva decidiram duvidar de Deus e entregar o domínio deste mundo ao Reino das Trevas e seu governante Satanás.
Sendo assim nós humanos não nascemos no reino de Deus, por muita ascendência espiritual que reclamemos (João 8,39). O Reino de Deus é então algo em que devemos optar por entrar, entrando pela porta estreita, que é demasiado pequena para toda a desordem que acumulamos na vida (Mateus 7,13-14). E depois de entrarmos devemos confiar em Deus como as crianças pequenas confiam nos seus pais (Mateus 18,3) .

 

Um mundo 2 sistemas governamentais

Mas como pode então já ter chegado o Reino de Deus se a Bíblia afirma que este mundo é também regido por satanás?
É então evidente que existem 2 sistemas de governo que o homem pode optar, o do diabo que é no fundo o do sistema do mundo, no qual nascemos e vivemos enquanto recusamos a verdade. Este sistema é uma prisão enfeitada e cheia de distrações para que não percebamos (ou não queiramos perceber) que, embora muitas vezes existam “atrativos”, ainda estamos numa prisão. E como toda prisão, há controle, coerção e cerceamento de liberdade. Neste sistema a nossa vida é dirigida pelo pecado e pelo governador Satanás!
Ou então, pela graça de Deus, podemos escolher que Jesus seja o nosso Senhor e Salvador e nossa vida passa a ser governada por Ele, que é Deus e nos liberta da mentira e do pecado para o seu Reino de verdade! Satanás deixa de ter poder sobre nós e apenas Deus pode interferir diretamente em nossas vidas.
Isso não quer dizer que, enquanto humanos, a nossa vida vai passar a ser um mar de rosas, afinal vivemos num mundo que jaz no maligno e mesmo como peregrinos sofreremos uma certa influência das forças das trevas. Poderemos também sofrer tribulação pois muitas vezes Deus a utiliza para nosso próprio bem, pois afinal nossa natureza carnal é ainda sujeita ao mal e à tentação podendo necessitar de correção. 
Deus, tal como um bom Pai que educa e corrige o filho, pode então usar de tribulação para nos corrigir e evitar futuros males maiores na nossa vida
E também o próprio satanás como antigo proprietário de nossas almas, não aceita levianamente a sua perca, pelo que tentará de todas as formas e com o mais variado leque de tentações, que voltemos à sua antiga posse.
Mas de uma coisa podemos ter a certeza, será Deus que é BOM E JUSTO que governará a nossa vida e não Satanás que apenas deseja nosso sofrimento, se não imediato, futuro.
 

Conclusão

 
 
Percebemos então pelas palavras de Jesus que o Reino de Deus está já disponível a todos que o aceitem como Senhor. Com a entrada nesse Reino deixamos de estar sobre o domínio de Satanás e do Reino das trevas sendo libertos da escravidão do seu sistema maligno de mentiras que domina este mundo, passamos então a ser como estrangeiros/peregrinos em terra hostil, mas agora sob o poder de Deus.
Então é hora da escolha a quem desejam servir e a que reino pertencer, sendo que um aprisiona e o outro liberta, um mente o outro mostra a verdade.
Jesus lhe envia o convite, nosso conselho é que o aceite pois este é um convite com data limite de resposta e a eternidade é muito tempo para viver nas trevas sabendo que um dia a luz lhe foi oferecida.
 
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça


Apocalipse 3:20-22
 
*Nota final
No evangelho Mateus chama Reino dos Céus, de preferência a Reino de Deus, porque estava a escrever para as pessoas de origem judaica, que evitavam utilizar o nome de Deus, sentindo que este era demasiado santo. Por isso utilizava a perífrase comum de “Céus”, mas o significado é o mesmo para ambos.
 
 

Fontes

 
O que é exatamente o Reino de Deus?O que é exatamente o Reino de Deus?
https://portugues.ucg.org/a-boa-nova/o-que-e-exatamente-o-reino-de-deuso-que-e-exatamente-o-reino-de-deus
Satã – O Governante do Mundo
https://www.sobrenatural.org/materias/anjos_e_demonios/sata-o-governante-do-mundo/
O QUE É A MATRIX? A SOCIEDADE DE CONSUMO POR MARX E BAUDRILLARD
http://obviousmag.org/genialmente_louco/2016/o-que-e-a-matrix-a-sociedade-de-consumo-por-marx-e-baudrillard.html
 
Livro Compreender Jesus de Mike Beaumont