O cego de Jericó - A Cura (Parte 3)

07/12/2016 11:37

                     

 

Leia primeiro:

O cego de Jericó - Harmonização dos relatos (Parte 1)

http://www.nunes3373eb.com/news/o-cego-de-jerico-harmonizacao-dos-relatos-parte-1/

 

O cego de Jericó - As caraterísticas do cego Bartimeu (Parte 2)
http://www.nunes3373eb.com/news/o-cego-de-jerico-as-carateristicas-do-cego-bartimeu-parte-2/

 
Na última parte analisamos então as caraterísticas que definiam o cego Bartimeu e como estas se assemelham às duma humanidade insatisfeita, mas ainda cega e mendigando por valores mais altos. Dessa forma podemos traçar um paralelo entre Bartimeu e essa humanidade, vendo aqui o que esta última precisa fazer para sair do estado de cegueira e inércia espiritual em que se encontra.
 
~Os passos da Cura~
 
1- Clamar reconhecendo quem Jesus realmente é
Analisando o texto vemos que quando Bartimeu ouviu que Jesus passava começou a clamar reconhecendo quem Jesus era:
"Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim."
Marcos 10:47
Ora isso mostra que quando alguém (ainda hoje) ouve falar em Jesus não deve continuar em sua apatia. Bartimeu com certeza já tinha ouvido falar nos milagres de Jesus e tratando-o por "filho de Davi" (título que o identificava como o Messias) reconheceu que ele era o Salvador esperado. Bartimeu foi também humilde e a humildade nos coloca em condição de receber, pois um doente apenas se coloca a caminho do restabelecimento quando admite a própria doença. 
Assim bastou identificar a presença de Jesus para movimentar e operacionalizar a sua fé!
E tal como ele a humanidade de hoje não deve ser indiferente ao Homem que mais influenciou a história e reconhecidamente mudou o mundo. Ser indiferente à “passagem de Jesus” (i.e. à pregação do evangelho) é no mínimo uma grande asneira.
 As pessoas devem estar abertas a conhecer Jesus e com humildade pedirem ajuda para sair da situação em que se encontram.
É nesta fase que devemos mostrar fé e perseverança na oração, pois como vemos o que acontece é que a multidão vai começar a repreender:
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais
Marcos 10:48
E é exatamente isso que acontece quando alguém decide reconhecer e aceitar Jesus, muitos dos seus amigos e até família começam a criticar e até a repreender, mas não deve ser isso que nos vai calar, devemos sim clamar ainda com mais força.
 
2- Levantar-se
Jesus ouviu e valorizou a atitude de Bartimeu, e assim mandou chamá-lo:
Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
Marcos 10:49
Esta é uma ordem do Mestre para que se saia da apatia, está na hora de aceitar, praticar e falar em Jesus. Não podemos ouvir falar em Jesus e ficar “sentados”, que como vimos na parte 2 representa apatia espiritual. Essa é a hora que devemos procurar conhecê-lo melhor, ler os seus ensinamentos e passar à ação. Jesus está aí para ajudar, mas o primeiro passo deve ser nosso. Bartimeu levantou-se obedecendo ao Mestre e assim também deve ser connosco.
 
3-Lançar a capa
A simbologia de lançar a capa representa deixar para trás aquelas coisas que ainda nos prendem à materialidade e a Jericó (mundo). A capa era aquilo que ainda dava algum conforto ao cego Bartimeu durante a sua vida de mendigo em Jericó, mas ela não resolvia o seu problema, apenas mascarava a sua infelicidade.
Quando Jesus chama, valores mais altos se levantam. Devemos deixar para trás os vícios, pecados e falsos valores que nos dão um falso conforto e ainda nos fazem rejeitar a verdade, para abraçar um novo estilo de vida com valores cristãos.
 
A cura
Chegado a Jesus, este lhe perguntou:
"Que queres que te faça? "
Marcos 10:51
Ao fazer a pergunta Jesus aguardava a manifestação pessoal dele, respeitando o seu livre-arbítrio. É importante saber o que realmente queremos, afinal o cego poderia apenas querer mais uma esmola. Deus sabe o que realmente precisamos, mas a vontade de o obter tem que partir de nós. Bartimeu queria ver!
E dessa forma o cego passou a ver, ele mostrou fé, atitude e assim foi curado.
 

Seguir Jesus pelo caminho

Mas a cura mudou também o interior de Bartimeu, a sua alegria foi tanta que “ seguiu Jesus pelo caminho“. Ele deixou tudo para trás, Jericó já não era para ele.
Anteriormente ele estava junto (à beira) do caminho, numa situação crítica, assim como muitas pessoas na atualidade. Entretanto reconheceu o seu estado e entrou no caminho, passando a seguir Jesus e a louvar a Deus. Foi um sinal de fé, de arrependimento (expansão de consciência), de amor e de gratidão. Seguir Jesus no caminho é resposta de quem verdadeiramente despertou espiritualmente.
Uma nova vida para Bartimeu e também para todos os que seguirem esses simples passos
 
Conclusão
Não há o que duvidar, o cego de Jericó define um cidadão novo no campo do espírito!
O que vemos nesta passagem é que o cego Bartimeu representa uma humanidade que apesar de insatisfeita com a sua condição apenas “mendiga” por valores mais altos, não querendo sair da sua zona de conforto. A essa humanidade Jesus se apresenta, abre a porta e convida a entrar por ela.
É aí que uma atitude deve ser tomada, devemos ouvir, clamar e agir independentemente da oposição que se encontra. Procurar caminhos mais fáceis e que permitam ficar em Jericó (no materialismo ou falsa espiritualidade) nada vai adiantar, é necessário atitude e enfrentar as dificuldades pois tomar paliativos não vai curar a doença.
Fazendo isso podemos ter a certeza que veremos claramente o que verdadeiramente interessa nesta vida e que andaremos no caminho certo. É triste ver como muitos, depois de ouvirem falar de Jesus, desistem de o seguir quando surgem as primeiras dificuldades, voltando à triste condição em que se encontravam.
Com Jesus somos capazes de ver num mundo de cegos (espiritualmente falando), e quem deseja livrar-se de suas limitações pode e deve fazê-lo. Mas para chegarmos ao objetivo somos convocados a persistir. Não dá para entregar os pontos no meio do caminho, ficar sentado, lamentando ou se esquivando. Não desperdice a oportunidade de a Luz passar e você nada fazer, faça o que o cego Bartimeu fez, levante-se, deixe a capa e siga-O!
Que este artigo o ajude caso você ainda esteja sentado e mendigando em Jericó esperando um milagre, ou então se você já seguiu Jesus pelo caminho, que lhe dê a força para nele continuar e ajudar os outros com o seu testemunho a ter vontade de fazer o mesmo.
 
Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração..."
Hebreus 3:7,8
 

Fontes:

Ver as fontes mencionadas nas partes anteriores