E Jesus chorou!

12/09/2016 11:38
                     
Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido".
Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.
"Onde o colocaram? ", perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles.
Jesus chorou.
Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava! "
Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse? "
Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
"Tirem a pedra", disse ele. Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias".
Disse-lhe Jesus: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? "
Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".
Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora! "
O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir".

João 11:32-44
 
Para um correto entendimento desta passagem leia na integra em:
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/11
 
Em João 11 temos o relato da morte e ressureição de um amigo de Jesus de nome Lázaro. No decorrer da narrativa temos uma das mais pequenas mas impactantes passagens da Bíblia:
Jesus chorou.
João 11:35
Ora, tal acontecimento é de grande importância pois define o carater e sentimento de nosso salvador, sendo assim é importante entender o porquê de tal acontecimento.
Quando alguém querido morre é natural chorarmos porque sentiremos saudade dele. Embora gostasse muito de Lázaro, não foi a morte dele em particular que levou Jesus a se entregar ao choro. Ele chorou por ter compaixão pelos familiares e amigos enlutados, conforme indicado pelo contexto do relato de João.
Assim que ficou sabendo que Lázaro estava doente, Jesus não foi imediatamente à casa dele para curá-lo. O relato diz: “Quando [Jesus] soube que [Lázaro] estava doente, permaneceu realmente dois dias no lugar onde estava.” (João 11:6) Porquê essa espera? Jesus tinha um propósito. Ele disse: 
Esta doença não tem a morte por seu objetivo, mas é para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado por intermédio dela.”
(João 11:4)
A morte não era o “objetivo” ou resultado final da doença de Lázaro. A intenção de Jesus era usar a morte de Lázaro “para a glória de Deus”. Como? Jesus estava prestes a realizar um milagre espetacular por trazer seu amigo de volta à vida e provar o seu poder sobre a morte. Para Jesus, ressuscitar Lázaro seria como um pai ou uma mãe que acorda o filho que está tirando uma soneca. Assim, a morte de Lázaro em si não seria motivo para Jesus ficar aflito.
 

-O que então levou Jesus a se entregar ao choro? 

 
Mais uma vez, o contexto dá a resposta. Quando Jesus encontrou Maria, irmã de Lázaro e viu que ela e outros estavam chorando, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.” Ver o sofrimento deles fez com que Jesus ficasse tão pesaroso a ponto de perturbar o seu espírito. Foi por isso que ele chorou. Ele ficou profundamente triste ao ver seus queridos amigos sofrendo tanto.
Jesus sabia que ressuscitaria Lázaro, mesmo assim, ele se entregou ao choro por causa de seu grande amor e compaixão por seus amigos vendo o sofrimento deles.
Isso nos mostra o quanto Jesus, que é Deus, sofre pela humanidade, Ele não é uma maquina determinista, Ele tem sentimentos e como nosso Criador sofre conosco e só quer a nossa salvação. Mas ainda assim não pode fazer mais por uma humanidade que teimosamente recusa o seu amor e salvação deste mundo materialista onde reinam a cobiça e egoísmo.
É o próprio ser humano que recusando a verdade causa o seu próprio sofrimento, mas Deus não é alheio a tudo isso e tudo fez e faz para ajudar os seus filhos, Ele apenas não pode forçar as suas criaturas a voltarem para si pois respeita as suas escolhas.
 

O que fazer então?

No decorrer da narrativa vemos Jesus dizer:
"Lázaro, venha para fora! "
João 11:43
 
Esta ordem, “VENHA” é dirigida a todos e a cada um de nós.
Eu e tu ouçamos o “Sai cá para fora” como um convite e uma ordem para deixarmos a morte e vivermos a vida. Saiamos da escravidão do mundo, tiremos as ligaduras, descubramos o rosto e deixemos a nossa “vidinha” e o nosso pecado e de “peito aberto” lancemo-nos à verdadeira vida. Uma vida nova em Jesus Cristo, uma vida de filhos de Deus onde nada falta e a alegria impera, longe das cobiças, ciúmes e egoísmos. Sejamos felizes pois a Salvação nos foi oferecida, é gratuita e apenas temos que a aceitar, aceitando Jesus, o nosso Salvador!
 

Fontes:

Lázaro, sai para fora!
https://partilhar.wordpress.com/2008/03/10/lazaro-sai-para-fora/
 
Por que Jesus se entregou ao choro antes da ressurreição de Lázaro, conforme descrito em João 11:35?
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2013688#h=2