Embaixadores de cristo – A importância do discipulado

02/07/2019 12:18
                      
 
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
2 Coríntios 5:20
 
No mundo que vivemos um embaixador é o funcionário diplomático de mais alto nível acreditado junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional, encarregado de chefiar a missão diplomática de seu país que ostente a classificação de embaixada ou delegação, ou seu equivalente.
 
Embaixadores de Cristo
 
Algo que muitos cristãos desconhecem, e por isso muitas vezes desvalorizam, é que quando aceitam Jesus como Mestre e Senhor passam a ser embaixadores celestiais do Reino de Deus neste mundo, podemos afirmar que o cristão, como representante de Cristo na Terra, é a maior autoridade do céu aqui. É claro que como embaixadores da luz num mundo de trevas não devemos esperar ser bem recebidos ou com mordomias, antes pelo contrário, mas isso não desvaloriza em nada a verdadeira função e missão por parte de todo o cristão: A de representante de Deus neste mundo e sendo assim maior honraria não há, esta honraria pode não ser de imediato sentida mas no futuro será lembrada e reconhecida.
Mas para sermos dignos de tal honraria devemos também saber as nossas obrigações e qual a nossa real missão…
 
O discipulado
 
E qual é a função de um embaixador de Cristo neste mundo? Qual o seu objetivo?
Jesus não estava interessado em que as pessoas se tornassem apenas crentes. Ele queria que elas fossem seus discipulos.. Ser apenas crente - acreditar em coisas acerca de Cristo - não era suficiente. Jesus pretendia uma mudança dinâmica de coração, de atitude e de visão nas pessoas, que as atraísse para a sua missão de formar o novo povo de Deus. O discipulado foi a ferramenta por Ele escolhida para suscitar essa transformação e logo a missão de qualquer embaixador de Cristo é fazer novos discípulos.
Mas afinal o que é efetivamente o discipulado?
Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer a Jesus. Todo crente é chamado para ser discípulo e fazer outros discípulos. O discipulado põe a fé em ação. O discipulado é parte da missão da Igreja cristã. Jesus formou discípulos e nos deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20). Discipular é:
  • Apresentar quem é Jesus
  • Mostrar o que Ele fez por nós e o que nos prometeu
  • Ensinar a obedecer aos seus mandamentos 
Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como viver para Jesus. O trabalho não acaba com a conversão. O discipulado ajuda a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e aprender mais de Jesus.
 
Quem pode discipular?
 
Qualquer crente que tenha conhecimento da Bíblia, ou mesmo inicialmente só do Novo Testamento, já pode discipular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípulos. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus. Cada crente pode aprender e ensinar!
Cada crente pode ajudar a discipular usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho de todo o cristão. Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são:
  • Evangelizar
  • Pregar
  • Dar testemunho
  • Fazer estudos bíblicos
  • Ensinar, acompanhar e aconselhar
  • Usar os seus dons, como por exemplo a música, a pintura, o talento em qualquer área, a beleza, o carisma, etc, para louvar o Senhor
Mas mais que palavras, as ações mostram como viver de maneira que agrada a Deus. Quando um crente obedece a Deus em sua vida diária e partilha o que aprendeu, ajuda a discipular outros crentes. Mesmo quem não tem dons de ensino ou de evangelista pode discipular por sua atitude na vida, aliás a nossa atitude é também um testemunho e pode fazer muita diferença na vida dos que nos observam. Muitas pessoas podem não ter a oportunidade de ler a Bíblia, mas elas podem ouvir Deus através da nossa boca e podem ver Deus através da nossa vida. Como disse o grande pregador D. L. Moody:
“DE CEM HOMENS, UM LERÁ A BÍBLIA; NOVENTA E NOVE LERÃO O CRISTÃO”.
Sendo assim, que possamos ter consciência dessa responsabilidade e viver à altura da posição que foi conquistada por Jesus na cruz. Assim como Ele mostrou o Pai ao mundo (Jo 1.18; 14.8-10), que nós possamos através da nossa vida, mostrar também o Pai àqueles que estão à nossa volta.
 
A importância da missão
A  missão de um embaixador de cristo é a da maior importância que podemos conceber. Uma vez que apenas quem conhecer a Jesus poderá conhecer a verdade e obter a libertação das trevas e da morte ganhando a vida eterna em seu nome, é fácil de perceber porquê…
Mas conforme já foi referido não esperemos ser bem recebidos por muitos, pois alguns estão tão controlados e dependentes deste sistema mundial satânico de mentiras e pecado que até inconscientemente (ou não) lutarão para defendê-lo. Independentemente de tudo devemos dar o nosso melhor e ter a consciência que a conversão de alguém não depende de nós, mas sim de Deus.
O nosso trabalho é apenas passar a mensagem da melhor maneira possível de acordo com as nossas capacidades, a conversão pertence a Deus. Ainda que muitas vezes possa parecer que não temos resultados devemos saber que toda a pessoa tem o seu tempo e muitas vezes Deus não a converte de imediato. Nestes casos devemos orar por essas pessoas e ter fé em sua conversão e Deus a seu tempo fará o milagre.
 
A quem Pregar?
Nós não sabemos a quem Deus escolherá e mesmo a alguém que nos pareça impossível converter devemos pregar pois Deus muitas vezes escolhe aqueles que parecem estar mais perdidos. Outros que por sua vez  aparentam ser “bons” na verdade nunca se convertem e ouvindo o evangelho muitas vezes revelam a sua verdadeira face, ficando dessa forma inescusáveis face à pregação.
 
Conclusão
 
Vemos então que Jesus nos promoveu a seus embaixadores e com a importância desse cargo advém a importância da missão, missão essa que requererá de nós o melhor que possamos fazer. Não devemos usar desculpas vãs, como falta de tempo ou que temos de trabalhar, pois nada é mais importante que a nossa missão de embaixadores, tudo nesta vida é passageiro mas esse trabalho perdurará na eternidade e em tudo podemos louvar ao Senhor!
Devemos usar todos os recursos disponíveis e não fazer aceção de pessoas tendo no entanto sempre a consciência que a conversão de alguém não provém de nós mas de Deus e podemos ter a certeza que todo e qualquer trabalho que façamos por Ele jamais será em vão!
 

"...porém tu vai e anuncia o reino de Deus."

Lucas 9:60

 
 

Fontes

Embaixadores de Cristo
http://verbodavida.org.br/lista-blogs/sa-doutrina/embaixadores-de-cristo/
O que é discipulado?
https://www.respostas.com.br/o-que-e-discipulado/