Necessário vos é NASCER DE NOVO!

31/01/2019 12:24
                          
 
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?


João 3:1-10
 
Em nosso último artigo abordamos o conceito de “Reino de Deus” e como este está hoje disponível a todos. Hoje veremos algo muito intrigante e que está intimamente relacionado com ele, tão intimamente que Jesus afirma:
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
Falamos então obviamente de “nascer de novo” como condição para ver o Reino.
E poderá a esta altura o leitor legitimamente se questionar, tal como fez Nicodemos, como poderá então nascer de novo. Nascer de novo é um conceito que nem sempre é consensual entre os cristãos, tentaremos aqui expor ao leitor o que pensamos ser mais significativo nesse “novo nascimento”.
 
Nicodemos e o “nascer de novo”
NICODEMOS
 
Nicodemos era um líder religioso importante da seita dos fariseus, um dos mais importantes grupos religiosos judaicos. Ele sentindo-se intrigado com os sinais que Jesus operava decidiu procurá-lo durante a noite, talvez para poder encontrar-se com Ele a sós ou porque se sentisse demasiado embaraçado para fazê-lo durante o dia pois os fariseus se opunham a Jesus. Nicodemos ainda assim reconheceu Jesus como rabino e autor de milagres (versiculo2).
Nicodemos era muito religioso contudo Jesus replicou que isso não era suficiente para que entrasse no Reino de Deus; Nicodemos precisava de “nascer de novo” (versículo 3). Explicou então a um Nicodemos perplexo que ninguém pode entrar no Reino de Deus senão nascer da água e do Espírito (versículo 5).
Por outras palavras não bastava ser um bom e religioso judeu (aquilo que Nicodemos era por nascença); precisava de um segundo nascimento, espiritual, mediante o espírito de Deus. Com esta imagem tão expressiva, Jesus revelou a natureza radical da mudança necessária para encontrar um lugar no Reino de Deus.
 
Um novo nascimento da água e do espírito?
Analisando o contexto conseguimos observar claramente que a intenção de Jesus é mostrar a Nicodemos que ele estava iludido, achando que sua religião o salvaria, que ser um “mestre da Lei” era suficiente para agradar a Deus.
Jesus, no entanto, é claro em lhe dizer que ele precisava nascer de novo para fazer parte do reino de Deus: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3). Nicodemos se confunde achando que Jesus estava falando sobre um novo nascimento físico (João 3:4).
É, então, nesse momento que Jesus usa uma figura de linguagem muito rica de significados para que Nicodemos entendesse a questão: Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5).
Vamos analisar esses 2 “nascimentos"…
Nascer da água:
Jesus aqui usa um elemento que nos aponta para a purificação. A água tem esse forte apelo purificador, lavador, mas o que ela como elemento purificador representa na Bíblia?
A Bíblia nos afirma em Efésios:
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
Efésios 5:25,26
Existe então um simbolismo que identifica a água com a Palavra de Deus. (Alguns identificam o nascimento da água como a necessidade de um batismo obrigatório, mas tal não é possível pois alguns viram o Reino sem ser batizados, tal como o ladrão arrependido que foi crucificado com Jesus).
Nicodemos precisaria ser lavado, purificado de seus pecados e pensamentos errados e é então pela palavra que tal acontece. Mas a palavra de Deus era algo que Nicodemos de certa forma conhecia pois afinal era mestre da lei Fariseu, tanto que Jesus lhe diz:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
João 3:10
Então se Jesus o faz é porque Nicodemos deveria saber que nas escrituras do Velho Testamento, a que ele tinha acesso, existia algo relacionado a esse novo nascimento.
Então a questão se torna: Onde a Bíblia fala sobre novo nascimento?
A resposta curta é: ela não fala. Mas é interessante que em alguns lugares ela fala de água e Espírito. Em outras palavras, quando Jesus diz: “O nascimento de que estou falando, é aquele da água e do Espírito”, ele espera que Nicodemos entenda esse tipo de linguajar, afinal, ele é o tipo de pessoa que memoriza todo o Antigo Testamento. Ele deveria entender o que Jesus quer dizer com “água e Espírito”.
E a passagem mais impressionante que fala nisso é encontrada em Ezequiel, que escreveu por volta do século 6 a.C. No capítulo 36 de Ezequiel, Deus promete um tempo em que fará uma nova aliança com seu povo. E ele diz que nessa nova aliança, “aspergirei água pura sobre vós”, indicando limpar alguém moralmente, “…e porei dentro de vós espírito”, indicando vida e poder do próprio Deus. Então o que quer mais que esse nascimento seja, é a promessa de um profeta de 6 séculos antes, ligada à doação de uma nova aliança, um novo contrato de Deus, que seria caracterizada por uma transformação moral, a água aspergindo o coração, e pelo poder e vida de Deus para transformar e renovar. E essa nova aliança era sabido ir ser estabelecida pelo aguardado Messias, o libertador de Israel.
Assim Jesus está a dizer indiretamente a Nicodemos que estava diante do Messias e o tempo dessa Nova Aliança tinha chegado. A primeira Aliança feita com Moisés por intermédio da Lei tinha sido substituída pela nova, na figura do Messias, assim Nicodemos deveria entender que o novo nascimento estaria intimamente ligado ao Messias e logo viria por crer em Jesus.


Nascer do Espírito:

Nessa nova Aliança o Espírito Santo é aquele que toca em nosso coração para que possamos crer. Jesus exemplificou de uma forma impressionante: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (João 3:8). O Espírito Santo vem sem que saibamos como, e impacta nosso coração, nos mostra nosso erro, nos provoca, trabalha em nós e nos abre o entendimento para o verdadeiro significado da Palavra de Deus. Aí sim temos as condições de responder a essa ação com o nosso arrependimento sendo purificados por Ele. Esse nascimento é então algo sobrenatural, ele não provém do homem, mas sim de Deus e atua de diferentes formas em cada um de nós.


Nascer de Novo e Jesus


 
Vemos então que o conceito de nascer de novo da água e do espírito aponta para a Nova Aliança de Deus com o homem, feita por intermédio de Jesus, logo reconhecer Jesus como autor da mesma é no fundo o verdadeiro “nascer de novo”.
E esse nascer inicia um processo de purificação, ele nos impele a uma nova atitude, a conhecer melhor a Palavra de Deus e a reconhecer que somos pecadores. Sem nascer do Espírito ninguém consegue se arrepender, pois está totalmente preso à sua natureza carnal pecaminosa. O Espírito Santo nos dá a possibilidade de vencermos essa natureza, de nascermos de novo para uma nova vida, agora com Deus.
 

Sabemos quando nascemos de novo?


 
Nem sempre...É certo que todo aquele que verdadeiramente reconhece Jesus como Salvador e Senhor, conhecendo as escrituras, tem consciência da verdade e posso afirmar claramente que sabe que nasceu de novo. Esta pessoa vive em função do Reino de Deus e tenta se purificar do seu pecado diariamente, não para ser salvo, mas porque tem consciência que JÁ foi salvo pelo Senhor.


Bebés espirituais

 
Mas assim como um bebé não tem consciência de seu nascimento, também espiritualmente nem todos têm a consciência do novo nascimento espiritual. Fruto do trabalho do Espírito Santo alguns acreditam em Jesus talvez por ouvir alguma pregação ou mesmo pela religião, mas não sabem que nasceram de novo. Estes são convencidos do seu pecado mas ainda não conhecem bem a palavra ou abandonaram os pecados que os aprisionam, esses estão num processo inicial de purificação, são como os bebés recém nascidos, mas pensamos que na verdade já “nasceram de novo”.
 

Religião nada significa

Mas muitos que são religiosos, tais como Nicodemos, ainda não nasceram de novo e podem até não nascer pois na verdade acham que é a religião e suas ritualísticas que operam a sua salvação e não reconhecem o trabalho de Jesus na cruz. E outros, apesar de seu pecado e de não estarem vinculados a nenhuma denominação religiosa, já nasceram de novo, pois aceitaram essa sua condição e necessidade de ser salvos por Jesus.
 

A prova de um novo nascimento

 
É ainda significativo que no mesmo capítulo onde Jesus nos diz que temos que nascer de novo também podemos ler:
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

João 3:16
 
Assim fica claro que todo aquele que crer em Jesus, independentemente de seu estado nessa altura, nasceu de novo. Crer em Jesus como seu salvador é nascer de novo!


Conclusão

Esperamos aqui ter dado mais alguma luz ao conceito de “nascer de novo” e como este provém da vontade de Deus para o homem, ele é sobrenatural.
Caso a caso Deus tem o seu trabalhar e vai limpando todo aquele que pelo Espírito Santo foi convencido que Jesus é o Senhor, Jesus é o Salvador! Reconhecer isso é o verdadeiro “nascer de novo” embora uns possam ainda ser bebés e outros já serem adultos.
Não nos compete a nós julgar quem nasceu ou não de novo pois só Deus sabe a quem enviou o seu Espírito de forma a salvar e convencer, até porque cada um tem um caminho diferente.
O que nos compete a nós é falar em Jesus às pessoas de forma a que o Espírito Santo as convença. Orar por elas e esperar, pois cada um tem o seu tempo. Seja como for o mais importante é que nasça de novo, isto é, que creia em Jesus!

 
"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."


João 3:17-19

 
 

Fontes:

O que significa nascer da água e do Espírito? – D.A. Carson [O Deus Presente 8/14]
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/05/o-que-significa-nascer-da-agua-e-do-espirito-d-a-carson-o-deus-presente-814/
O que significa nascer da água e do Espírito?
https://www.esbocandoideias.com/2016/11/nascer-da-agua-e-do-espirito.html
O que significa nascer de novo?
https://cristianismoativo.org/o-que-significa-nascer-de-novo