A cura da mão mirrada

13/08/2021 11:55
                     
 
Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.
Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé.
Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?
E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada.
Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.


Lucas 6:6-11
 
Como já por diversas vezes afirmarmos aqui, em cada história que lemos no evangelho existe sempre uma verdade espiritual mais profunda. Todas as curas e milagres de Jesus encerram em si sempre ensinamentos acrescidos revelados aos estudantes das escrituras, a cura do homem com a mão mirrada/ressequida não é exceção, como vamos ver.
 

Uma cura ao Sábado na sinagoga

Lucas faz questão de enfatizar que Jesus entrou na sinagoga no Sábado. O sábado para o judeu tem um significado muito importante.
Lembre-se que Deus criou tudo em sete dias. A cada dia deu comando para criação e no sétimo dia Ele descansou. Agora o próximo dia é o primeiro de novo, então observe que quando chegamos ao sétimo dia isto indica um curso, um ciclo de tempo, como se  virasse uma nova página. A semana tem um significado muito grande. Nós quando chegamos ao sétimo dia voltamos para o primeiro novamente. Esse é também o significado do sábado, ou Shabbat, pois todas as vezes que ele se manifesta indica o fim de um tempo e começo de outro, é o virar de uma página.
Jesus entrou em uma sinagoga no Sábado, ou no dia em que os judeus mudam o texto da Torá, a qual é dividida de sete em sete capítulos. Jesus foi para lá em um dia especial, Ele está ali para ver o fim de um texto e dar o começo de um outro, ou fim de um tempo e começo de um novo tempo. Uma cura feita ao sábado na própria sinagoga começa logo a ser reveladora de uma nova era na interpretação e posta em prática da escritura pois os fariseus religiosos da altura proibiam curas ou qualquer trabalho sabatino.
 

O homem da mão mirrada (ressecada)

Lucas faz questão de relatar que naquele culto havia um homem com uma enfermidade. Sua mão direita estava com uma enfermidade terrível. Você já parou para pensar como estava difícil a vida daquele homem, pois a mão direta; supondo que ele seja destro, era a mão do apoio, a mão da realização, a mão da atitude, e esta estava inutilizada. Aliás na Bíblia, como veremos, é esse o significado da mão direita. Creio então que sua vida financeira estava um caos, sem trabalhar, sem sustento, ainda mais com a realidade de que não teria cura, seu caso não teria solução. Apesar de tudo esse homem estava na sinagoga, ele não tinha perdido a fé no Senhor, e o Senhor iria recompensá-lo por isso.
 

A mão direita na Bíblia

A mão é usada para toda obra do homem. De facto, a mão é o órgão mais usado de todo corpo humano. A mão é um instrumento de tal agilidade e graça que se encontra entre as mais maravilhosas criações de Deus.
A mão representa poder e autoridade (mão direita ou destra). “Porquanto disse: Com a força da minha mão o fiz, e com a minha sabedoria, porque sou prudente; e removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati aos habitantes” Isaías 10:13.
Segurar a mão representa dar apoio - Salmos 73:23 diz: “Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita”.
Postar-se à mão direita significa dar proteção - Salmos 16:8 diz: “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei”.
 
Nossas mãos são de suma importância para Deus. O próprio Jesus Cristo após ressuscitar recebeu um corpo glorificado, porém, as mãos permaneceram com os cravos encravados sinal da redenção. Foi elevado ao céu e recebido pelo Pai com as mãos furadas (única obra feita por mãos de homens que entrou no céu) e quando Jesus voltar Ele irá mostrar para os judeus as suas mãos como prova do sacrifício na cruz por nós. O homem das mãos furadas há-de voltar!
 

O que poderia então significar a “mão mirrada”?

Mão direita ressequida: a principal mão, o membro do corpo feito para o trabalho e executar as tarefas do cotidiano. As mãos produzem riquezas. Mãos ressequidas impossibilitam para o trabalho e a busca da provisão e riqueza. A mão mirrada pode também representar uma vida sentimental deprimente, um relacionamento familiar; talvez, infeliz, uma vida profissional sem prosperidade, a saúde debilitada, o ministério estagnado, sonhos frustrados, uma vida espiritual infrutífera na presença do Senhor; enfim, muitas outras situações que podem ser comparadas a uma mão mirrada. 
 

Jesus restaura

Fosse o que fosse vemos no milagre que não perdendo a fé, indo à Presença de Deus (sinagoga) e estendendo as nossas mãos para Ele, o milagre aconteceu!.
É ainda interessante ver essa ligação da mão direita a trabalho e o milagre ter sido feito ao Sábado. Para nós isso significa que o novo tempo representa Jesus como o próprio sábado. O legalismo deixa de ser importante e sim passa a ser importante o nosso descanso em Cristo, pois Jesus é o verdadeiro Sábado, saiba mais sobre o tema em (1).
 

Nota final - A mão direita e o ministério

Mãos ressequidas para o trabalho na obra do Senhor, são aquelas que até são hábeis para o trabalho secular e a busca de riquezas terrenas, mas ressequidas para a obra de Deus. São aqueles que estão sempre colocando objeção para trabalho no Senhor. Nunca têm tempo, não têm disposição, etc, etc.
Mas esta é a hora de trabalhar, de pregar o evangelho, de lutar. Se você está com sua mão evangélica ressequida há cura

Jesus diz: “estende a mão”, conforme versículo 10 (mostra a tua enfermidade). Qual a atitude do enfermo? “Levantou-se e foi para o meio e estendeu a mão”. A mão do enfermo foi restaurada.

Hoje, Jesus chama o que está enfermo, ressequido em sua vida. Estende a sua mão para Jesus, pois Ele está no templo para te curar e libertar e trazer vida onde está morto.
 
 

Referências

(1) Jesus é o verdadeiro Sábado
http://www.nunes3373eb.com/news/jesus-e-o-verdadeiro-sabado/
 

Fonte

O homem da mão mirrada (Pr. Yossef Akiva)
https://profpatriciadonzele.blogspot.com/2014/08/o-homem-da-mao-mirrada-pr-youssef-akiva.html