A ARTE DA GUERRA (Táticas de guerra espiritual) – Ezequias vs. Senaqueribe / Cristão vs. Satanás

27/05/2021 11:33
                          
 
Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas.
Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém,
Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?
E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.


2 Crônicas 32:1-5
 
Não é nosso costume escrever sobre textos do Velho Testamento, mas dada a atualidade e o esforço de guerra que as trevas têm militado contra os cristãos, parece-nos pertinente analisar os ensinamentos desta educativa passagem que Deus nos envia na sua palavra como forma de preparação de combatentes espirituais.
 

Contexto histórico

Senaqueribe foi o rei do Império Assírio entre 705 e 681 a.C. Ele sucedeu Sargão II, seu pai. Senaqueribe era um habilidoso guerreiro, mas também ficou conhecido por ser um homem cruel e orgulhoso.
Senaqueribe herdou um império muito bem estruturado por seu pai. Quando Senaqueribe subiu ao trono, a Assíria já era um reino consolidado no antigo Oriente Próximo. Principalmente a partir de 750 a.C. o domínio assírio foi marcado por uma forte expansão. O Reino do Norte de Israel, por exemplo, foi progressivamente invadido por forças assírias até culminar na queda da capital Samaria em 722 a.C.
A história de Senaqueribe na Bíblia
A história de Senaqueribe na Bíblia é registada principalmente nos livros de 2 Reis, 2 Crônicas e Isaías; mas o profeta Miqueias também profetizou sobre os avanços militares de Senaqueribe. Os textos bíblicos se concentram na tensão entre Senaqueribe e o rei Ezequias de Judá.
Ezequias se envolveu numa coalizão contra o Império Assírio, que inclusive contou com o apoio do Egito. Foi nesse contexto que o rei assírio começou sua campanha militar descendo pela costa da Fenícia e capturou Sidom, Serepta e outras cidades. Rapidamente os reis de MoabeEdom e outras terras próximas se submeteram a Senaqueribe e lhe trouxeram significativos tributos. Mas algumas cidades da Filístia resolveram resistir ao domínio de Senaqueribe, assim como também fez Judá. Uma grande força militar formada pelo exército egípcio e pela cavalaria etíope não foi párea para as tropas assírias. Mesmo com toda oposição, no geral Senaqueribe continuou seus avanços militares e tomou muitas cidades estratégicas. Ele fez cair Asquelom, Sidqia e Ecrom.
Por causa das alianças feitas com outros povos, o rei Ezequias de Judá se tornou o principal governante da Palestina, e contra quem Senaqueribe direcionou sua ofensiva militar.  Tendo tomado a maior parte do território de Judá, o exército assírio cercou Jerusalém. As crônicas de Senaqueribe dizem que ele enjaulou Ezequias em Jerusalém como uma ave numa gaiola.
 
O fracasso de Senaqueribe em Jerusalém
Apesar de ter devastado Judá e cercado Jerusalém, a capital do Reino do Sul não foi tomada. Conforme havia sido profetizado pelo profeta Miquéias, o exército assírio chegou até os portões de Jerusalém, mas não conseguiu invadi-la (Miquéias 1:9).
 

Senaqueribe e satanás

É também famoso o discurso de Rabsaqué, seu principal oficial, a Jerusalém para começar uma campanha de propaganda destinada a persuadir os homens de Judá a desistir sem lutar. 
Nesse discurso Senaqueribe usa várias táticas que Satanás, nosso inimigo, usa hoje contra os cristãos:
Exagerou o próprio poder
Inverteu a verdade e o erro
Declarou ter aprovação de Deus
Prometeu bênçãos caso houvesse rendição
Solapou a fé
Você pode ler mais sobre isso na excelente matéria das referências (1).
Mas se Senaqueribe de certa forma é uma representação do nosso inimigo satânico, importa também ver as táticas de guerra que Ezequias empreendeu contra ele. É certo que a vitória é dada somente por Deus contra este brutal inimigo, mas também nós temos algo a fazer.
 
DEVEMOS NOS PREPARAR PARA O INIMIGO:
 

1)  Tapar as fontes de água

"Quando Ezequias viu que Senaqueribe pretendia guerrear contra Jerusalém, consultou os seus oficiais e os comandantes do exército sobre a ideia de mandar fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade; e eles concordaram. Assim, ajuntaram-se muitos homens, e fecharam todas as fontes e o riacho que atravessava a região. Eles diziam: "Por que deixar que os reis da Assíria venham e encontrem toda essa água? "
2 Crônicas 32:2-4
Ezequias teve uma ideia maravilhosa. Para subir a Jerusalém é muito alto e a pessoa vai subindo devagar, por isso o povo de Deus, fez fontes de água nas subidas para que conseguissem chegar no alto da cidade ao caminhar. Essas fontes eram um alívio para o caminhante da cidade santa, mas para os inimigos seria uma força para derrotar o próprio povo de Deus. Por isso Ezequias resolveu tapar todas as fontes. Junto com o povo fizeram isso. Assim o inimigo não iria usufruir de sua água, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém.
Do mesmo modo que Ezequias precisamos aprender a tapar todas as fontes do inimigo em nossas vidas.
Portanto, o que tem alimentado o nosso inimigo, o que temos feito que pode estar saciando Satanás, levando-o a ter vantagens em nossas vidas? Porque é do que o alimentamos e o saciamos, que tornam satanás forte contra nós.
Então devemos esgotar tudo aquilo que alimenta o pecado. Enfraquecer o inimigo de nossas vidas para que não nos alcance mais alto na presença de Deus.
 

2) Edificar o muro e fazer armas

E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.

2 Crônicas 32:5
 
Não devemos ser como uma cidade sem muralhas perante os avanços de nosso inimigo.
Devemos levantar muros que nos protejam e nos armarmos devidamente para a guerra. Esses muros consistem em oração e leitura de Bíblia diariamente. Só assim é possível deter os avanços satânicos sobre a nossa mente, enfraquecendo a nossa fé. E sobre armamento vejamos o que diz no livro de Efésios:
Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça.
Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz,
segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos.


Efésios 6:13-18
 

3) Ânimo

E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo:
Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior connosco do que com ele.
Com ele está o braço de carne, mas connosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.


2 Crônicas 32:6-8
 
Ânimo irmãos, isso é algo que devemos ter! É certo que muitas das nossas lutas são duras, mas temos sempre que nos lembrar que: O que é connosco, é maior do que o que está no mundo (1 João 4:4), Deus é maior e nos dará a vitória se não esmorecemos. Temos que manter a fé!
 

Conclusão

Meus irmãos, podemos ter a certeza de que se seguirmos estes passos Deus nos dará a vitória em nossas guerras e o adversário fugirá de nós. Sim porque existe uma guerra na qual estamos implicados e o nosso inimigo quer a nossa destruição e a dos nossos amados.
Nestes tempos negros que trarão o poder das trevas a níveis nunca vistos é essencial preservar e seguir estes 3 passos de guerra, devemos ter compromisso com eles para aguentar. Mas sabemos que Deus é fiel e nos ajudará a conseguir.
 
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.


Romanos 8:37-39
 

Referências

(1) Senaqueribe e Satanás
https://estudosdabiblia.net/d86.htm
 
 

FONTES:

DEVEMOS TAPAR AS FONTES PARA O INIMIGO:
https://www.facebook.com/TodosPorUmEUmSoProposito/posts/devemos-tapar-as-fontes-para-o-inimigoquando-ezequias-viu-que-senaqueribe-preten/443378925782749/
FONTES QUE ALIMENTAM O INIMIGO
https://mma12.com.br/estudo/id/200/nome/fontes-que-alimentam-o-inimigo